AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM DE CERVEJAS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA - PB
Resumo
INTRODUÇÃO: A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumida por todo o mundo, ela possui bastante aceitação pelos consumidores por seus vários atributos sensoriais, valores nutricionais e diversidades de apresentações. A rotulagem de um produto é um elemento essencial de identificação, sendo um canal de comunicação entre a empresa e os consumidores. Ele tem papel bastante importante na hora da compra para a escolha do cliente, pois através do rótulo, o consumidor obtém informações nutricionais dos produtos, lista de ingredientes, características funcionais e físicas. De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os rótulos devem possuir inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva, afixada por encaixe, gravada ou colada, vinculada à embalagem, de forma unitária ou desmembrada, gráfica, escrita, impressa, estampada, afixada. Com isso, a cerveja deve determinar em cada unidade no seu rótulo, algumas informações visíveis e legíveis, dentre elas o nome empresarial do produtor ou fabricante, endereço do produtor ou fabricante, o número do registro do produto no MAPA ou o número do registro do estabelecimento importador quando for uma bebida importada. Além disso, a denominação do produto, a marca comercial, os ingredientes e a expressão explícita: Indústria Brasileira informado por extenso ou abreviado. Também deverá conter a graduação alcoólica, expressa em porcentagem de volume alcoólico, grau de concentração e forma de diluição. Essa, quando se tratar de xarope, preparado líquido ou sólido, identificação do lote, prazo de validade, frase de advertência em relação aos alérgicos de cevada e estabelecer a frase beba com moderação. Produto para maiores de 18 anos. OBJETIVOS: Esse trabalho tem como objetivo avaliar e fazer um levantamento sobre a rotulagem de cervejas comercializadas no município de Sousa-PB. METODOLOGIA: As amostras de cervejas foram adquiridas em supermercados do município de Sousa-PB, localizado no Sertão da Paraíba. No estudo foram coletadas 7 amostras de diferentes marcas denominadas por A1, B2, C3, D4, E5, F6 e G7 onde estavam envasadas em embalagens de vidros. RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com os levantamentos obtivemos resultados positivos em relação á rotulagem. Observamos que as 7 marcas de cerveja estavam de acordo com a legislação. As amostras C3 e G7 foram as únicas que apresentaram os teores nutricionais como carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas no rótulo. CONCLUSÃO: Conclui-se que todas as amostras de cervejas apresentaram conformidade de acordo com as normas da instrução normativa de n° 65 de 10 dezembro de 2019 do MAPA, com apenas duas amostras contendo valores nutricionais expostas nos rótulos de suas embalagens.
Texto completo:
Referências
C.W.F. Avaliação do perfil dos consumidores e das características físico-química de cerveja artesanais e industriais. Uberaba – MG, 2020.
BRASIL. Ministério de agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA). Instrução Normativa Nº 65. Diário Oficial da União, 10 de dezembro de 2019.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Parâmetros de Identidade e Qualidade de produtos cervejeiros. Resolução RDC ANVISA nº 12/2001.
Visitas a este artigo: 560
Total de downloads do artigo: 451