Principais meios de informação utilizados pela população de Sousa-PB na pandemia de Covid-19

Emilly Hanna Vieira da Silva Araújo

Discente do curso de Medicina Veterinária, IFPB Campus Sousa Brasil

Francisco Fredson de Sousa

Discente do curso de Medicina Veterinária, IFPB Campus Sousa Brasil

Suely Cristina Pereira de Lima Oliveira

Docente IFPB Campus Sousa Brasil

Marcelo Helder Medeiros Santana

Docente IFPB Campus Sousa

Amélia Lizziane Leite Duarte

Docente do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido a conjuntura atual que derroca toda população mundial, suscitada por uma nova cepa do Coronavírus (Sars-CoV-2), onde no estado da Paraíba foram notificados mais de 135.604 casos positivos para Covid-19, até o mês de novembro de 2020. Destes, 3.620 tiveram confirmações para a doença com 48 óbitos, notificados para cidade de Sousa na Paraíba, de acordo com dados publicados pela secretaria municipal de saúde do município. Diante da enfermidade sem tratamento específico ou com eficácia devidamente comprovada, a automedicação e associação indiscriminada de remédios e medicamentos tem ganhado cada vez mais frequência durante a pandemia, podendo causar consequências danosas a saúde e a vida de quem as faz uso, principalmente quando provenientes de fontes de informações duvidosas para sua utilização. OBJETIVOS: O pretenso trabalho teve por objetivo avaliar e investigar os meios de informação e comunicação usados pelos habitantes Sousenses, a respeito do tratamento ou prevenção da Covid-19. METODOLOGIA: Foi elaborado e utilizado questionário eletrônico online por aplicativo tipo Google Forms.  O questionário foi compartilhado por redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp), com alvo no público da população da cidade de Sousa na Paraíba com maior idade (18 anos). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram obtidos um total de  202 formulários respondidos pela população pesquisada Observou-se que 43,42%  realizam consultas de dados em ambas as fontes de busca de pesquisa; 28,6% dos respondentes afirmam  utilizar apenas sites do Ministério da Saúde e/ou pesquisas científicas, como fonte de informação; 22,68% afirmam que suas fontes de informações limitam-se à outros mecanismos de buscas, tais como: rádios, jornais televisivos, sites variados, blogs e conversas informais com familiares e amigos e 5,3% confiam em informações oriundas apenas de Redes Sociais como Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nas respostas obtidas pelos questionários eletrônicos, observou-se que a grande maioria da população pesquisada (43,42%) afirmam que buscam várias fontes de informações diferentes. Isso demonstra que a população está atenta a respeito das informações recebidas e verificam a veracidade da mesma em diferentes meios de comunicação. As informações fornecidas isoladamente pelo Ministério da Saúde (assim como pesquisas científicas) e veículos como rádios (além de jornais televisivos, sites variados, blogs e conversas informais) obtiveram número semelhante de respondentes (28,6% e 22,68% respectivamente). Apenas um número reduzido (5,3%) dos entrevistados utiliza redes sociais (Instagram, Facebook ou Twitter) como fonte de informação confiável, mostrando que apesar de utilização frequente destas redes, a população de Sousa (PB) está buscando informações em vários meios diferentes, abrangendo principalmente informações oficiais.

Palavras - Chave:  Veiculos de Informação. Comunicação.Coronavírus. Atualização.

 

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5134

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 838

Total de downloads do artigo: 424