PROPRIEDADES FÍSICAS DE FEIJÃO VERDE EM FUNÇÃO DE DIFERENTES TEMPERATURAS DE SECAGEM

Semirames do Nascimento Silva

Antônio Jackson Ribeiro Barroso

Joana D’arc Paz de Matos

Polyana Barbosa da Silva

Josivanda Palmeira Gomes

Resumo

A colheita é uma das etapas da cadeia produtiva dos produtos agrícolas, depois de colhidos, os grãos são submetidos à pré-processamentos para posterior processamento. A secagem é uma alternativa importante, pois, além de possibilitar uma armazenagem de forma segura, também pode promover alterações nas características físicas por meio da redução do teor de água e mudanças qualitativas indesejáveis, tais como a descoloração, trinca ou quebra dos grãos. Objetivou-se com a pesquisa avaliar as propriedades físicas de grãos de feijão verde em função de diferentes temperaturas de secagem. O experimento foi realizado no Laboratório de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com quatro temperaturas de secagem (40; 60; 70 e 80 °C) em três repetições. As propriedades físicas determinadas foram: teor de água (%), atividade de água, massa específica real (g/cm3), massa específica aparente (g/cm3), porosidade (%), volume (cm3), massa do grão (g), peso de mil grãos (g), ângulo de repouso (°) e esfericidade (%). Os grãos apresentaram redução no teor e atividade de água em função do aumento da temperatura de secagem, com valores que variaram de 51,29 a 1,97% e 0,98 a 0,22, respectivamente. Não se observou diferença estatística significativa para as densidades real, aparente e porosidade, no entanto houve diferença significativa para os parâmetros volume, massa do grão, peso de mil grãos, ângulo de repouso e esfericidade. O decréscimo do ângulo de repouso com a elevação da temperatura de secagem sugere que com maior temperatura, os grãos diminuem a rugosidade de sua superfície, impondo, assim, uma menor resistência ao deslizamento de uma partícula da massa de produto contra a outra, reduzindo o ângulo de repouso do grão. A redução dos valores das propriedades físicas estudadas com o processo de secagem vem sendo observada para a maioria dos produtos agrícolas, podendo inferir desta forma que há uma contração volumétrica nos grãos em função do processo de dessorção, que consiste em perda de água. Desta forma, a temperatura de secagem influenciou significativamente nas propriedades físicas de grãos de feijão verde.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3622

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 807

Total de downloads do artigo: 593