COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SEMENTES DE MORINGA ORIUNDAS DE DOIS ESTADOS DO NORDESTE BRASILEIRO

Semirames do Nascimento Silva

Joana D’arc Paz de Matos

Maria Suiane de Moraes

Newton Carlos Santos

Josivanda Palmeira Gomes

Resumo

O potencial de uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no Brasil ainda é desconhecido e exige a realização de mais estudos, e pode se tornar ferramenta importante no estabelecimento de sistemas de produção em bases sustentáveis. A Moringa oleifera é um exemplo de PANCs, a mesma é originária da Índia e pertencente à família Moringaceae. Nas últimas décadas, as suas sementes têm sido objeto de estudos em diferentes áreas. A moringa possui propriedades nutricionais importantes. O conteúdo em proteínas, vitaminas e minerais são significativos e é considerado um dos melhores vegetais perenes. Teve-se como objetivo comparar a composição físico-química das sementes de moringa oriundas de dois estados do Nordeste brasileiro. As sementes utilizadas na pesquisa foram coletadas em dois estados, a saber: Bahia e Paraíba. No Laboratório de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas, da Universidade Federal de Campina Grande as sementes foram selecionadas e descascadas manualmente. Realizaram-se as análises físico-químicas de teor de água, atividade de água, acidez total titulável, pH, cinzas, proteínas, carboidratos e lipídios. A atividade de água das sementes pode ser classificada como intermediária, assim como baixa acidez, atendendo às exigências previstas pela legislação brasileira, que determina um mínimo de 0,8% de acidez em ácido cítrico. O pH foi classificado como pouco ácido, a quantidade de cinzas foi superior ao da literatura, ambas as sementes contém alto teor proteico, os parâmetros lipídios e carboidratos apresentaram-se diferentes, sendo as sementes da Paraíba as que resultaram em maiores teores de lipídios e a menor quantidade de carboidratos. O conhecimento das características físico-químicas das sementes de moringa permite a sua aplicação em diversos produtos alimentícios, e a verificação do seu comportamento frente ao cultivo em diferentes estados é, certamente, um aspecto importante.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3621

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 942

Total de downloads do artigo: 644