Avaliação de diferentes fontes de adubação orgânica em cultivo de milho zea mays crioulo

Rosana Santos de Almeida

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG Brasil

Tecnóloga em Agroecologia, mestrado em Horticultura Tropical pela UFCG

Hugo Vieira

Doutorando pelo programa de Pós-graduação em Agronomia UFPB Campus de Areia Brasil

Prof. do IFPB campus Sousa,doutorando em Agronomia UFPB - Areia-PB

Rodilma Santos de Almeida Paiva

Universidade Federal de Campina Grande, UFCG Brasil

Tecnóloga em Agroecologia, mestrado em Horticultura Tropical pela UFCG

Katia Cristina Oliveira Gurjão

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Profa. IFPB Campus de cabedelo

Resumo

A pesquisa envolvendo o modo de aplicação de adubos orgânicos e a produtividade de culturas agrícolas, em particular a do milho na região semiárida nordestina, ainda são incipientes. Nessa perspectiva esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho das variedades de milho crioulo utilizando-se de adubação de fundação orgânica. O experimento foi conduzido no Setor de Fruticultura e no Laboratório de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, (Campus Sousa), ambos localizados no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, durante o período de abril a julho de 2012. O experimento foi implantado com o delineamento em blocos casualizados, com 3 repetições e 4 tratamentos sendo: T1 testemunha, T2 esterco bovino, T3 esterco ovino e T4 húmus, foram plantadas 24 plantas por linha, totalizando 96 plantas por parcela experimental. As características avaliadas foram: altura do plantio (cm), relação entre altura da espiga e altura da planta, índice de espigas, produtividade (t ha-1), Reação á ataques de Pragas e Doenças, Comprimento de espiga (cm), Diâmetro da espiga(cm). Não se obteve diferença estatística pra os resultados de altura da planta, altura de inserção da primeira espiga e número de espigas viáveis. A fonte com esterco ovino expressou melhor resultado com 31,9 (t/ha-1) para a espiga sem palha.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v1i2.1788

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1638

Total de downloads do artigo: 2008