Experiência de gerência descentralizada de projetos de software: uma proposição de desenvolvimento colaborativo em atividades acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p11-20Palavras-chave:
Projetos de software. Gerência de projetos. Extensão. Desenvolvimento colaborativo.Resumo
RESUMO: Diante da utilização de projetos de software como metodologia complementar ao ministrar determinadas disciplinas, o presente artigo traz, inicialmente, o relato de uma experiência de gerência e tutoria realizada com uma turma de graduação em computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus João Pessoa, através das atividades vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB. As atividades objetivaram o acompanhamento dos projetos de software desenvolvidos pela turma, com uma metodologia de gerência descentralizada em um ambiente de ensino híbrido. Como resultado, essa experiência trouxe à tona as necessidades específicas do processo de gerenciamento de projetos em ambiente de aprendizado, fornecendo arcabouço para análise e discussão da necessidade de vivência do processo colaborativo e de práticas interdisciplinares. Com o intuito de suprir essas necessidades, o trabalho idealiza um modelo de projeto de extensão que atua acompanhado de um ambiente para gerência descentralizada de projetos de software, aqui especificado. Adicionalmente, também foi verificada a atuação interdisciplinar de professores gestores de diferentes áreas de conhecimento em um mesmo projeto, assim como a atuação de turmas de diferentes disciplinas, orientadas pelos seus respectivos professores. Essa abordagem possibilita aos alunos a vivência em um projeto com desenvolvimento colaborativo, incentivando também que projetos de extensão utilizem essa metodologiaDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.