Parceria Universidade e Escola na Formação Profissional Docente: Contribuições de uma Oficina On-Line
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8329Palavras-chave:
Formação de Professores, Desenvolvimento profissional docente, Profissionalização docente, Parceria Universidade e EscolaResumo
O artigo apresenta a experiência de um Projeto Integrador (PI) em parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) com uma Escola Estadual de Educação Básica no interior paulista. Os participantes, universitários futuros professores e professores da escola pública, são envolvidos em processos de ouvir-criar-implementar uma oficina on-line envolvendo: levantamento de dados, idealização, prototipação, planejamento, implementação e validação. Norteada pela visão extensionista, a experiência do PI vincula a formação inicial e continuada de professores e articula teoria e prática na proposta de uma oficina on-line mediada por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e por um Recurso Educacional Aberto (REA) do Ambiente Virtual de Aprendizagem. O PI oportunizou processos de reflexão e emancipação e dos sujeitos e ajudou a impulsionar o currículo escolar e a ação docente no sentido da potencialização de uma educação democrática, socialmente justa, crítica, emancipatória e transformadora. A parceria Universidade e Escola contribuiu para a formação dos futuros professores e para o desenvolvimento profissional dos professores melhorando a qualidade da escola pública e da formação docente.
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