Parceria Universidade e Escola na Formação Profissional Docente: Contribuições de uma Oficina On-Line

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DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-2369a2024id8329

Keywords:

Formação de Professores, Desenvolvimento profissional docente, Profissionalização docente, Parceria Universidade e Escola

Abstract

O artigo apresenta a experiência de um Projeto Integrador (PI) em parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) com uma Escola Estadual de Educação Básica no interior paulista. Os participantes, universitários futuros professores e professores da escola pública, são envolvidos em processos de ouvir-criar-implementar uma oficina on-line envolvendo: levantamento de dados, idealização, prototipação, planejamento, implementação e validação. Norteada pela visão extensionista, a experiência do PI vincula a formação inicial e continuada de professores e articula teoria e prática na proposta de uma oficina on-line mediada por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e por um Recurso Educacional Aberto (REA) do Ambiente Virtual de Aprendizagem. O PI oportunizou processos de reflexão e emancipação e dos sujeitos e ajudou a impulsionar o currículo escolar e a ação docente no sentido da potencialização de uma educação democrática, socialmente justa, crítica, emancipatória e transformadora. A parceria Universidade e Escola contribuiu para a formação dos futuros professores e para o desenvolvimento profissional dos professores melhorando a qualidade da escola pública e da formação docente.

Author Biographies

PT PT, PT

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestrado Profissional em Ciências Sociais da Religião pela Faculdade Teológica e Cultural da Bahia (FATECBA). Pós-graduações: Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário de Araras; História Cultural, pelo Centro Universitário Claretiano; Sociologia, pelo Centro Universitário Uniandrade; Teologia Histórica, pela Escola Superior de Teologia do Espírito Santo; Teologia da Restauração, pelo Centro Avançado de Teologia Ensinando de Sião. Bacharelados: História, pela Universidade Estácio; Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano; Teologia Ministerial, pela FATECBA e Teologia, pelo Centro Universitário Claretiano. Licenciaturas: Letras, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); Sociologia, pela Uninter; História, pela UNIESP/ Faculdade CBTA; Teologia, pela Escola Superior de Teologia do Espírito Santo; Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano; Pedagogia, pelo Centro Universitário de Araras (UNAR); Sociologia, pelo Centro Universitário de Araras (UNAR); Geografia, pelo Centro Universitário de Araras (UNAR); Artes Visuais, pela FAVENI; e Estudos Eclesiásticos em Teologia, pelo Seminário Mayor, Escuela de Teologia y Ciências Religiosas, Associacion de Facultades Teológicas de América Latina, Barranquila, Colômbia. Especialista em Estudos Anglicanos pelo Saint Alciun Colege York Chile. MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Araras (UNAR). Participante do GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião) e do GPEP (Grupo de Pesquisa Educação e Protestantismo). Atua como professor de Educação Básica.

PT PT, PT

Pós-Doutora em Educação - Linguagem, Experiência, Memória e Formação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro); Doutora em Educação - Formação de Professores e Trabalho Docente, pela UNESP/Rio Claro; Doutora em Saúde Coletiva - Educação em Saúde, pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); Pedagoga pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas); Magistério com Habilitação em Pré-Escola, pela Escola Estadual Joaquim Ribeiro, Rio Claro/SP.

PT PT, PT

Mestre em Física Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro). Graduações: Pedagogia, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Física (Bacharelado e Licenciatura), pela UNESP/Rio Claro. Consultor de Pesquisa e Desenvolvimento na CCONDE Law & Consulting, com enfoque em análise de risco e modelagem teórica. Também atua como Professor Coordenador Pedagógico na Educação Básica.

PT pt, PT

Pós-Graduações: Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade Gama Filho; Direito Tributário, pela  PUC campinas; e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela Faculdade CERS. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela (PUC campinas e Graduação em Letras pela UNIVESP

PT PT, PT

Doutoranda e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis); Graduações: Pedagogia, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e História, pela UNESP/Assis. É membro associado da Associação Nacional de História (ANPUH) e do Grupo de pesquisa de Memórias, Trajetórias e Biografias (Memento). Atua como professora da Educação Básica e desenvolve pesquisas relacionadas à História Visual.

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Bacharel em Ciências da Computação pela Faculdades Integradas IPEP e Licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

PT PT, PT

Graduação em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Magistério pela Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho, em Caruaru/PE.

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Published

2024-12-18

Issue

Section

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura