ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE PLANOS RELACIONADOS AO COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p55-65Palavras-chave:
Planejamento, Efetividade, Comitês de bacias hidrográficas.Resumo
O processo de planejamento é fundamental para o desenvolvimento do gerenciamento dos recursos hídricos. No âmbito do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte da Paraíba (CBH-LN) existem diversos planejamentos estabelecidos, pelo próprio comitê, por programas estaduais internos e programas externos. Este artigo tem como objetivo avaliar a efetividade dos planejamentos existentes no âmbito do CBH-LN, buscando identificar a realização total ou parcial de ações e atividades planejadas. Foram identificados e avaliados cinco planejamentos: Planejamento Estratégico do CBH-LN, PROCOMITÊS, Plano de comunicação, Plano de capacitação e Plano de aplicação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Os resultados apontam que o PROCOMITÊS foi o programa que mais conseguiu realizar ações, com 72,7% de efetividade. Em seguida, está o Plano de Comunicação com 37,5% com ações realizadas. O Plano de Aplicação dos Recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos apresentou 25% de ações realizadas, seguida pelo Planejamento Estratégico do CBH-LN com 22,5% de ações realizadas. O Plano de Capacitação é o que detém menor nível de realização com 87,5% das ações não realizadas, o que pode ser justificado pela Pandemia no Novo Coronavírus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.