Agricultura sustentável no Sítio Laje Princesa Isabel-PB: perspectivas e desafios na implantação de um projeto de extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p3-10Keywords:
Agricultura familiar. Técnicas agrícola sustentáveis. Extensão rural.Abstract
RESUMO:
O presente artigo tem como principal objetivo, apresentar as dificuldades encontradas na execução de um projeto de extensão rural sobre técnicas agrícolas sustentáveis, ou seja, as ações realizadas e os obstáculos encontrados durante sua execução. A partir da observação in loco e da aplicação de formulários para 17 chefes de famílias, num universo de 23 (amostragem de 74%), foi possível identificar os principais problemas na comunidade Laje, município de Princesa Isabel-PB. Portanto, foi observado e pesquisado sobre os métodos utilizados pelo produtor rural e os problemas que estes podem causar ao meio ambiente. É consenso entre os agricultores da localidade que, nas últimas décadas, a produção vem diminuindo gradativamente devido práticas inadequadas, como: desmatamento, redução da biodiversidade, erosão do solo, e utilização de métodos agrícolas tradicionais, tornando-se grandes problemas enfrentados pelos produtores rurais. Contudo, conclui-se que em determinados públicos, as comunidades precisam compreender a importância da atuação dos universitários e seus docentes, no desenvolvimento e na melhoria de atividades que buscam inserir novos conhecimentos à população.Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.