ARRETADAS: RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL COM FOCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p19-25Keywords:
Aplicativo. Desenvolvimento Mobile. Segurança. Mulher. Direitos humanos.Abstract
A violência contra a mulher é fundamentada em diferentes manifestações, como assassinatos, estupros, agressões físicas e sexuais, abusos emocionais, mutilação genital, etc. Nesse contexto, tem-se que a maior parte dos casos de violência registrados são advindos de um parceiro ou familiar da vítima. Com o objetivo de auxiliar no combate à violência contra a mulher nas cidades de Monteiro-PB e Garanhuns-PE, foi desenvolvido o sistema Arretadas. O sistema é composto por um aplicativo de celular, a ser usado pelas mulheres em um dispositivo móvel próprio, e por uma página Web, útil às autoridades competentes para levantar e visualizar os dados coletados no aplicativo por meio de gráficos. Dentre as funcionalidades desenvolvidas no aplicativo, estão a disponibilização de informações sobre a temática, o pedido de socorro (cuja função é análoga ao botão de pânico, a ser usado em situação de risco iminente) e a emissão de denúncias anônimas. Os dados exibidos na página Web por meio de gráficos são úteis no sentido de favorecer a tomada de decisão quanto a políticas públicas eficientes no combate à violência contra a mulher.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.