O CINEMA VAI À SALA DE AULA E À SALA DE CASA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO, CINEMA E INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n21p3-11Keywords:
Educação. Cinema. Cultura. Infância.Abstract
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência que visa estreitar os laços entre cinema e educação, especialmente com as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades estão vinculadas a um projeto de extensão desenvolvido desde 2015 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, em parceria com escolas de redes municipais de Educação catarinenses. O caso específico aqui relatado trata de ações implementadas em 2021, em meio à pandemia da Covid-19 e que levaram o projeto da sala de aula para as salas das casas de mais de 400 famílias de estudantes de Garopaba, no litoral sul catarinense. Os resultados aqui descritos revelam que, por meio de produções cinematográficas que fogem do circuito comercial, é possível instigar a imaginação infantil e contribuir com o processo formativo das crianças.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.