CONSCIENTIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CONSIDERANDO O CONFORTO AMBIENTAL E O USO DE TECNOLOGIAS BIM EM ESCOLA PÚBLICA (CAJAZEIRAS – PB)
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p66-83Keywords:
Conforto Ambiental, Escolas públicas, BIM, Cajazeiras.Abstract
As escolas são ambientes de extrema importância na formação moral e intelectual do ser humano. Portanto, é indispensável que as salas de aula apresentem o mínimo de conforto necessário para um bom aprendizado. Dessa forma, o presente trabalho de extensão teve o intuito de retratar as condições de bem-estar de alunos e professores das escolas públicas de Cajazeiras-PB e para isso foram analisados três parâmetros: térmico, acústico e lumínico. O térmico é levado em conta devido ao clima semiárido em que se localiza a região do município, sendo responsável por temperaturas elevadas em boa parte do ano; o acústico devido ao fato de isso interferir na comunicação entre aluno e professor; e no contexto de iluminação do ambiente foi avaliado condições lumínicas, em função de que os alunos necessitam de uma boa percepção visual do que está escrito no quadro, bem como para a realização de anotações. Para essa análise, foram coletados dados de uma escola da rede pública através de medições utilizando equipamentos apropriados e posteriormente os resultados foram comparados com os parâmetros estabelecidos nas Normas Brasileiras (NBRs). Além disso, foi realizado algumas atividades, dinâmicas e debates com os gestores e alunos da escola, a fim de instigar a interação do ambiente escolar básico com a universidade, e levar informações sobre a importância de se avaliar o conforto ambiental dos alunos durante as aulas.
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