Música para todos: desenvolvendo a autonomia discente através do Exercício da cidadania

Authors

  • Maria Leopoldina Lima Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692017v5n9p77-85

Keywords:

Arte. Independência. Cidadania.

Abstract

 O artigo que segue descreve as ações do Projeto de Extensão “Música para Todos”, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Princesa Isabel, e teve como objetivo proporcionar a inclusão social de jovens, na faixa etária dos 12 aos 18 anos, em situação de risco, através da vivência e do aprendizado da música no estudo de suas vertentes teórica, prática instrumental e na apreciação da música. A metodologia do projeto foi baseada no ensino coletivo do instrumento, na Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem e no protagonismo discente. O projeto teve como resultado o desenvolvimento da musicalidade, da autoestima, da autonomia e do protagonismo dos envolvidos.

 

Published

2017-05-26