ARRETADAS: RELATO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL COM FOCO NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Tiago Brasileiro Araújo

ORCID iD Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

João Victor Lacerda de Queiroz

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Bruna Stefany da Silva Reinaldo

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Arthur Pereira da Silva

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Samuel de Souza Ferraz

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Alberto Ribeiro de Lemos

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Petterson Douglas Ataíde Silva

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Alessandra Maranhão Soares Sivini Siqueira

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Resumo

A violência contra a mulher é fundamentada em diferentes manifestações, como assassinatos, estupros, agressões físicas e sexuais, abusos emocionais, mutilação genital, etc. Nesse contexto, tem-se que a maior parte dos casos de violência registrados são advindos de um parceiro ou familiar da vítima. Com o objetivo de auxiliar no combate à violência contra a mulher nas cidades de Monteiro-PB e Garanhuns-PE, foi desenvolvido o sistema Arretadas. O sistema é composto por um aplicativo de celular, a ser usado pelas mulheres em um dispositivo móvel próprio, e por uma página Web, útil às autoridades competentes para levantar e visualizar os dados coletados no aplicativo por meio de gráficos. Dentre as funcionalidades desenvolvidas no aplicativo, estão a disponibilização de informações sobre a temática, o pedido de socorro (cuja função é análoga ao botão de pânico, a ser usado em situação de risco iminente) e a emissão de denúncias anônimas. Os dados exibidos na página Web por meio de gráficos são úteis no sentido de favorecer a tomada de decisão quanto a políticas públicas eficientes no combate à violência contra a mulher.


Palavras-chave


Aplicativo. Desenvolvimento Mobile. Segurança. Mulher. Direitos humanos.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p19-25

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 643

Total de downloads do artigo: 399