QUEBRA-QUEIXO: A DOCE ARTE DA IMPROVISAÇÃO TEATRAL NO IFPB CAMPUS MONTEIRO

José Maxsuel Lourenço Alves

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Professor de História do IFPB.

Maria Sara Vidal Gomes

Unicir - Faculdade do Cariri Brasil

Bacharela em Educação Física

Resumo

Este relato de experiência tem como finalidade apresentar o projeto “Quebra-Queixo: introdução aos estudos teatrais”. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no Campus Monteiro. Pensado como uma ferramenta socioeducativa para ajudar os estudantes da comunidade a superarem os desafios relacionados às suas habilidades sociais no retorno às aulas presenciais, o projeto teve como núcleo a experimentação de exercícios e jogos teatrais. Entre tais exercícios e jogos, este projeto teve como enfoque aqueles vinculados à prática de improvisação teatral, a interação e o trabalho do ator. Durante o projeto, foram trabalhados tanto o método de formação do ator de Stanisláviski, quanto o método do Teatro do Oprimido do teatrólogo brasileiro Augusto Boal.


Palavras-chave


Habilidades sociais. Jogos teatrais. Improvisação.


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p34-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 440

Total de downloads do artigo: 383