QUEBRA-QUEIXO: A DOCE ARTE DA IMPROVISAÇÃO TEATRAL NO IFPB CAMPUS MONTEIRO

Autores

  • José Maxsuel Lourenço Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Maria Sara Vidal Gomes Unicir - Faculdade do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n22p34-39

Palavras-chave:

Habilidades sociais. Jogos teatrais. Improvisação.

Resumo

Este relato de experiência tem como finalidade apresentar o projeto “Quebra-Queixo: introdução aos estudos teatrais”. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no Campus Monteiro. Pensado como uma ferramenta socioeducativa para ajudar os estudantes da comunidade a superarem os desafios relacionados às suas habilidades sociais no retorno às aulas presenciais, o projeto teve como núcleo a experimentação de exercícios e jogos teatrais. Entre tais exercícios e jogos, este projeto teve como enfoque aqueles vinculados à prática de improvisação teatral, a interação e o trabalho do ator. Durante o projeto, foram trabalhados tanto o método de formação do ator de Stanisláviski, quanto o método do Teatro do Oprimido do teatrólogo brasileiro Augusto Boal.


Biografia do Autor

José Maxsuel Lourenço Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Professor de História do IFPB.

Maria Sara Vidal Gomes, Unicir - Faculdade do Cariri

Bacharela em Educação Física

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Publicado

2023-06-30

Edição

Seção

ÁREA: LETRAS, ARTES E ESPORTES