COMPREENDER AS DIVERSAS SKILLS E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO RAMO AGROINDUSTRIAL DO INTERIOR PAULISTA
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289a2025id8895Palavras-chave:
Estratégia Empresarial, Gestão de Pessoas, Organizações ContemporâneasResumo
As competências técnicas e pessoais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das atividades corporativas no âmbito global, interligando-se e complementando-se para gerar resultados esmagadores e fidelizar clientes. Ao compreender as diferentes classes e tipos de competências, torna-se possível construir equipes mais comprometidas e produtivas, capazes de trabalhar de forma integrada. Assim, o presente estudo teve como objetivo explorar e analisar as categorias de habilidades no ambiente corporativo de agroindústrias localizadas no interior de São Paulo. Para isso, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 117 participantes de agroindústrias da região de São Carlos, utilizando uma escala Likert de cinco pontos. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes é do sexo masculino (66,7%) e ocupa funções de auxiliar ou especialista (54,7%). Observe-se que os entrevistados confirmaram a importância das soft skills, com uma média de 4,04. Também compreendam a relevância das hard skills (média de 3,86), identificam uma necessidade de aprimoramento técnico (média de 3,72). A compreensão das habilidades críticas mostrou-se moderadamente (média de 3,28), apesar da importância dessas habilidades serem confiáveis (média de 3,76). Demonstra uma sólida compreensão de suas capacidades técnicas e pessoais no desenvolvimento de suas tarefas.
Referências
ANTUNES, Lucedile. Soft skills: competências essenciais para os novos tempos. 1ª ed. São Paulo: Literare Books International. 2020.
BUERNETT, Bill; EVANS, Dave. Design da sua vida, o - como criar uma vida boa e feliz. 1ª Ed. São Paulo. Editora Rocco. 2017
CEPEA, Esalq. Mercado De Trabalho Do Agronegócio. 2024. Disponível em: <https://www.cepea.esalq.usp.br/br/mercado-de-trabalho-do-agronegocio.aspx>. Acesso em: 18 jun. 2024.
CEPEA/CNA, Esalq. Mercado de trabalho do agronegócio brasileiro. 2023. Disponível em: < https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/2020_2%20TRI%20Relatorio%20MERCADODETRABALHO_CEPEA.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2024.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas : O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações, Rio de Janeiro: Campus, 2014.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier; 3ª edição 2009.
DA SILVA, B. X. F.; CAROLINA NETO, V.; GRITTI, N. H. S. SOFT SKILLS: rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 829–842, 2020. DOI: 10.31510/infa.v17i1.797. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/797. Acesso em: 18 jun. 2024.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006.
LANDIM, F. L. P.; LOURINHO, L. A.; LIRA, R. C. M.; SANTOS, Z. M. S. A. Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 19, n. 1, p. 53-58, 2006.
PEREIRA, J. P. Critical Skills of IS Professionals. 2005. In 6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Bragança. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/1417/1/6capsi_1_jprp.pdf. >. Acesso em 18 jun. 2024.
PESSSÔA, Roberto C. MAGALHÃES, Mauro De O. Maturidade de carreira e desempenho acadêmico em estudantes do ensino fundamental. 2011. Disponível em: < https://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/roberto_calmon.pdf>. Acesso em 15 Mar. 2024.
REIS, Ana. MEDEIROS, André. WALTER, Cicero E. COSTA, Luís. OLIVEIRA, Manuel A. Um estudo de metodologia mista sobre soft e hards kills:a perspectiva dos estudantes e de empresa contratadora. 2022. Disponível em:<https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/29770/20740>. Acesso em 15 Mar. 2024.
SANTOS, Altair. Soft-skills e hard-skills: como eles mudam a empresa. 2015. Disponivel em: < https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/soft-skills-e-hard-skills/>. Acesso em 18 jun. 2024.
SEBRAE, Blog. Como a gestão de pessoas impacta nas organizações. 2017. Disponível em: <https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/TO/Anexos/Como%20a%20gest%C3%A3o%20de%20pessoas%20Impacta%20nas%20Organiza%C3%A7%C3%B5es.pdf>. Acesso em 15 Mar. 2024.
SEBRAE, Blog. Desenvolvendo competências: investindo em hard skills e soft skills. 2022. Disponível em: < https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/desenvolvendo-competencias-investindo-em-hard-skills-e-soft-skills,6ca6b53d48de3810VgnVCM100000d701210aRCRD>. Acesso em 18 jun. 2024.
WELLS, Rachel. As 10 soft skills mais procuradas pelas empresas. 2024. Disponível: <https://forbes.com.br/carreira/2024/02/as-10-soft-skills-mais-procuradas-pelas-empresas/>. Acesso em 15 Mar. 2024.
WILKINS, Marilyn L. NOLL, Cheryl L. "Critical Skills of IS Professionals: Developing a Curriculum for the Future," Journal of Information Systems Education . 2000. Vol. 11: Emissão. 3, 105-110. Disponível em:< https://aisel.aisnet.org/jise/vol11/iss3/4>. Acesso em 15 Mar. 2024
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vagner Marcondes Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.