Protagonismo empreendedor: percepção dos egressos sobre a capacidade de empreender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289a2025id8691

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Egressos, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Neste artigo buscou-se avaliar o papel da educação empreendedora na formação de egressos do curso de Administração do IFNMG - Campus Araçuaí, investigando se a instituição contribuiu para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. O campus, implantado em 2011, oferta desde 2013 o curso no turno noturno objetivando capacitar os discentes a identificar nichos de mercado, criar e gerir seus próprios negócios e por meio disso promover o empreendedorismo regional. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de aplicação de questionário a 33 egressos do curso. A maioria (69,7%) dos participantes reconhecem que a instituição foi importante para sua capacitação empreendedora. Constatou-se que a maioria trabalha (95%), mas poucos possuem negócios próprios (15,2%). Contudo quase metade (48,5%) pretendem empreender no futuro, embora apenas poucos (24,2%) estejam se preparando. As incoerências entre expectativas e prática dos egressos sinalizam que há necessidade de fortalecer o empreendedorismo no ensino, incentivando os estudantes a serem protagonistas de seus empreendimentos. Por outro lado, mesmo que em sua maioria não tenham iniciado seus próprios negócios, são potencialmente intraempreendedores nas empresas em que trabalham.

Biografia do Autor

Rener Gomes Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFNMG)

Ismael Mendes dos Santos Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutorado em andamento em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCin/UFSC). Mestrado em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes). Especialização em Gestão Contábil e Controladoria (Unimontes) e Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG/CEAD). Bacharelado em Administração (Unimontes). Técnico em processamento de dados (FEMC). Professor de EBTT do Núcleo de Administração do IFNMG/Campus Araçuaí. Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão em Saúde (IFNMG/Campus Araçuaí). Membro do Grupo de Pesquisas em Administração Contemporânea (GEPAC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos Aplicados da Unimontes. Membro do grupo de pesquisa Informação Científica: métricas e publicações (INFOCIENT/UFSC). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (Vale Inovar).

Lucas Pazolini Dias Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Professor do Instituto Federal de Minas Gerais, campus avançado Ponte Nova-MG. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2014), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2016) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2023). Possui experiência em pesquisa na área de administração pública, especialmente nos temas de implementação e avaliação de políticas públicas e programas habitacionais. No campo do ensino, se dedica às áreas da administração financeira e de materiais, empreendedorismo e gestão pública.

Andressa Miranda de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Araçuaí. Especialista em Direito Empresarial pela Faculdade Única. Acadêmica de Direito e Ciências Contábeis. Professora Substituta  do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no campus Araçuaí/MG do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (jan/23-ago/23).

Referências

BRITO, S. M.; HONRADO, M. G. Um Breve Retrato do Perfil Empreendedor. Journal Of Exact Sciences and Technological Applications, [S. l.], v. 1, p. p. 2–5, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/JESTA/article/view/39588. Acesso em: 1 jul. 2023.

CARRARO, W. B. W. H.; CARVALHO, C.; CRESTANI, J. dos S. Empreendedorismo na universidade: perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis. Revista Expectativa. Cascavel, PR. v. 18, n. 1, jan./jun., 2019, p. 44-70. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/205541. Acesso em: 18 jul. 2023.

DANTAS, J. T. L.; ANJOS JÚNIOR, E. V. D.; ROCHA, E. D. L. Desenvolvimento de competências empreendedoras para os discentes em uma IES na cidade de Campina Grande - PB. Revista Gestão e Organizações, v. 9, n. 2, p. 47, 29 mai. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8481. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8481. Acesso em: 9 set. 2024.

DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda você a transformar seu sonho em realidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 7. ed. São Paulo: Empreende, 2018.

FERREIRA, M. M. M. G.; DUARTE, A. C. S.; SAMPAIO, J.; MAGALHAES, D. V.; FERREIRA, L. R. F. N. Knowledge, skills and attitudes and management by competencies: a case study at the faculdade da Amazônia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 31950–31965, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n12-276. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5576. Acesso em: 13 jul. 2023.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2011. Curitiba: IBQP, 2011. Disponível em: https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Empreendedorismo-no-Brasil-2011-Relat%C3%83%C2%B3rio.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

GUIMARÃES, J. de C.; SANTOS, I. F. dos. ENTREPRENEURIAL EDUCATION: teaching practice stimulating the student’s mind. RPCA - Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, ano 2020, v. 14, n. 2, p. 1-151, 6 jul. 2020. DOI https://doi.org/10.12712/rpca.v14i2.41186. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/41186/pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Araçuaí. Panorama. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/aracuai/panorama. Acesso em: 24 mai. 2023.

IFNMG. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Bacharelado em Administração: Perfil do egresso. Portal IFNMG, 2016. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/cursos/263-portal/aracuai/aracuai-cursos-superiores/bacharelado-em-administracao/12981-bacharelado-em-administracao. Acesso em: 10 jun. 2023.

IFNMG. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Projeto político-pedagógico do curso de Bacharelado em Administração. Araçuaí, 2023. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/cursos-ara1/cursos-superiores/262-portal/aracuai/aracuai-cursos-superiores/12981-bacharelado-em-administracao. Acesso em: 29 mai. 2024.

KRUGER, C.; RAMOS, L. F. Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora. REGEPE - Revista de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, ano 2020, v. 9, n. 4, p. 528-555, 11 jun. 2020. DOI https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1544. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7610407. Acesso em: 12 jul. 2023.

LOPES, R. M. Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. 1. ed. [S. l.]: Elsevier, 2010.

MARQUES, Y. B.; SOUZA, G. H. S.; LIBERATO, L. P.; MORAIS, S. L.; ENTO, B. D.; MARQUES, F. B. Mapa das culturas do IFNMG: identificação de ações de empreendedorismo cultural. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 3, n. 1, p. 12–27, 30 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.3.1-2. Disponível em: https://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/211. Acesso em: 9 set. 2024.

MELLO, M. F.; NUNES, L. D. L. S. A importância da Educação Empreendedora para a cultura e formação de novos empreendedores. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, [S. l.], v. 8, n. 13, p. 152–173, 2018. DOI: 10.18815/sh.2018v8n13.342. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/342. Acesso em: 9 set. 2024.

OLIVEIRA, N. D. DE; JR, E. Q. Apresentando a Cartilha “Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 4, n. 1, p. 12–32, 26 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.245. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/245. Acesso em: 9 set. 2024.

PEDROSA, C. K. A. Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação Ciências Contábeis. Universidade Federal Rural do Semi- Árido; 17 nov. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919. Acesso em: 18 jul. 2023.

PEREIRA, A. K.; KOSHINO, M. F.; FERREIRA, T. R.; ROCHA, R. A. da. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 163–194, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp163. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2011v4nespp163. Acesso em: 9 set. 2024.

PEREIRA, W. R.; VALENTE, C. O.; SILVA, T.; PALLES, C. M.; MARTINS, D. R. Empreendedorismo no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 16, n. 5, p. e1913, 2023. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n5-092. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1913. Acesso em: 15 set. 2024.

PINTO, I. C. do C. C. Rumo à universidade empreendedora: O potencial empreendedor dos alunos do ISEG. Orientador: Prof. Doutor CASTRO, Luís Mota de. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado em marketing) - School of Economics e Management Lisbon, [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/getFile.do?fileId=427316&method=getFile. Acesso em: 26 mai. 2023.

SANTOS, I. C.; FARINA, M. C.; FRAZÃO, C. N. F.; SOUSA, F. G.; FONTES, N. M. The Knowledge Spillover Theory of Entrepreneurship: current debates and directions for future research on entrepreneurial and innovative ecosystems. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e15911527957, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.27957. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27957. Acesso em: 1 jul. 2023.

SCHAEFER, R.; MINELLO, Í. F. A Formação de Novos Empreendedores: natureza da aprendizagem e educação empreendedoras. FACCAMP, Campo Limpo Paulista, v. 11, n. 3, p. 2-20, 23 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v11i3.1035. Disponível em: https://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/1035. Acesso em: 9 jun. 2023.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Atitude empreendedora: Quais são as características de um empreendedor de sucesso?. [S. l.], 5 jul. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/quais-sao-as-características-de-um-empreendedor-de sucesso,94e843bba6629810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 13 jul. 2023.

SILVA, R. C. F.; SANTOS JUNIOR, I. M.; SILVEIRA, M. F.; MONTEIRO JUNIOR, R. S. PPGCS Sample Size. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros. 2022. Disponível em: http://www.ppgcs.org.br/samplesize.

WORDART. [S. l.], 2009. Disponível em: https://wordart.com/nwl5dq0aletg/nuvem-de-palavras. Acesso em: 13 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-04-24

Edição

Seção

Empreendedorismo
Smart Citations via scite_