Protagonismo empreendedor: percepção dos egressos sobre a capacidade de empreender
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289a2025id8691Palavras-chave:
Educação Empreendedora, Egressos, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Neste artigo buscou-se avaliar o papel da educação empreendedora na formação de egressos do curso de Administração do IFNMG - Campus Araçuaí, investigando se a instituição contribuiu para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. O campus, implantado em 2011, oferta desde 2013 o curso no turno noturno objetivando capacitar os discentes a identificar nichos de mercado, criar e gerir seus próprios negócios e por meio disso promover o empreendedorismo regional. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de aplicação de questionário a 33 egressos do curso. A maioria (69,7%) dos participantes reconhecem que a instituição foi importante para sua capacitação empreendedora. Constatou-se que a maioria trabalha (95%), mas poucos possuem negócios próprios (15,2%). Contudo quase metade (48,5%) pretendem empreender no futuro, embora apenas poucos (24,2%) estejam se preparando. As incoerências entre expectativas e prática dos egressos sinalizam que há necessidade de fortalecer o empreendedorismo no ensino, incentivando os estudantes a serem protagonistas de seus empreendimentos. Por outro lado, mesmo que em sua maioria não tenham iniciado seus próprios negócios, são potencialmente intraempreendedores nas empresas em que trabalham.Referências
BRITO, S. M.; HONRADO, M. G. Um Breve Retrato do Perfil Empreendedor. Journal Of Exact Sciences and Technological Applications, [S. l.], v. 1, p. p. 2–5, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/JESTA/article/view/39588. Acesso em: 1 jul. 2023.
CARRARO, W. B. W. H.; CARVALHO, C.; CRESTANI, J. dos S. Empreendedorismo na universidade: perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis. Revista Expectativa. Cascavel, PR. v. 18, n. 1, jan./jun., 2019, p. 44-70. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/205541. Acesso em: 18 jul. 2023.
DANTAS, J. T. L.; ANJOS JÚNIOR, E. V. D.; ROCHA, E. D. L. Desenvolvimento de competências empreendedoras para os discentes em uma IES na cidade de Campina Grande - PB. Revista Gestão e Organizações, v. 9, n. 2, p. 47, 29 mai. 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8481. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8481. Acesso em: 9 set. 2024.
DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda você a transformar seu sonho em realidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 7. ed. São Paulo: Empreende, 2018.
FERREIRA, M. M. M. G.; DUARTE, A. C. S.; SAMPAIO, J.; MAGALHAES, D. V.; FERREIRA, L. R. F. N. Knowledge, skills and attitudes and management by competencies: a case study at the faculdade da Amazônia. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 31950–31965, 2019. DOI: 10.34117/bjdv5n12-276. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5576. Acesso em: 13 jul. 2023.
GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2011. Curitiba: IBQP, 2011. Disponível em: https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Empreendedorismo-no-Brasil-2011-Relat%C3%83%C2%B3rio.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
GUIMARÃES, J. de C.; SANTOS, I. F. dos. ENTREPRENEURIAL EDUCATION: teaching practice stimulating the student’s mind. RPCA - Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, ano 2020, v. 14, n. 2, p. 1-151, 6 jul. 2020. DOI https://doi.org/10.12712/rpca.v14i2.41186. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/41186/pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Araçuaí. Panorama. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/aracuai/panorama. Acesso em: 24 mai. 2023.
IFNMG. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Bacharelado em Administração: Perfil do egresso. Portal IFNMG, 2016. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/cursos/263-portal/aracuai/aracuai-cursos-superiores/bacharelado-em-administracao/12981-bacharelado-em-administracao. Acesso em: 10 jun. 2023.
IFNMG. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Projeto político-pedagógico do curso de Bacharelado em Administração. Araçuaí, 2023. Disponível em: https://www.ifnmg.edu.br/cursos-ara1/cursos-superiores/262-portal/aracuai/aracuai-cursos-superiores/12981-bacharelado-em-administracao. Acesso em: 29 mai. 2024.
KRUGER, C.; RAMOS, L. F. Comportamento Empreendedor, a partir de Características Comportamentais e da Intenção Empreendedora. REGEPE - Revista de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, ano 2020, v. 9, n. 4, p. 528-555, 11 jun. 2020. DOI https://doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1544. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7610407. Acesso em: 12 jul. 2023.
LOPES, R. M. Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. 1. ed. [S. l.]: Elsevier, 2010.
MARQUES, Y. B.; SOUZA, G. H. S.; LIBERATO, L. P.; MORAIS, S. L.; ENTO, B. D.; MARQUES, F. B. Mapa das culturas do IFNMG: identificação de ações de empreendedorismo cultural. Multifaces: Revista de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 3, n. 1, p. 12–27, 30 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.3.1-2. Disponível em: https://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/211. Acesso em: 9 set. 2024.
MELLO, M. F.; NUNES, L. D. L. S. A importância da Educação Empreendedora para a cultura e formação de novos empreendedores. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, [S. l.], v. 8, n. 13, p. 152–173, 2018. DOI: 10.18815/sh.2018v8n13.342. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/342. Acesso em: 9 set. 2024.
OLIVEIRA, N. D. DE; JR, E. Q. Apresentando a Cartilha “Educação empreendedora integral e politécnica: uma possibilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”. Recital - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 4, n. 1, p. 12–32, 26 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.46636/recital.v4i1.245. Disponível em: https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/245. Acesso em: 9 set. 2024.
PEDROSA, C. K. A. Competências e intenções empreendedoras: um estudo acerca da percepção dos discentes de universidades públicas na pandemia do covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação Ciências Contábeis. Universidade Federal Rural do Semi- Árido; 17 nov. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6919. Acesso em: 18 jul. 2023.
PEREIRA, A. K.; KOSHINO, M. F.; FERREIRA, T. R.; ROCHA, R. A. da. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 163–194, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4nespp163. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2011v4nespp163. Acesso em: 9 set. 2024.
PEREIRA, W. R.; VALENTE, C. O.; SILVA, T.; PALLES, C. M.; MARTINS, D. R. Empreendedorismo no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. REVISTA FOCO, [S. l.], v. 16, n. 5, p. e1913, 2023. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n5-092. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1913. Acesso em: 15 set. 2024.
PINTO, I. C. do C. C. Rumo à universidade empreendedora: O potencial empreendedor dos alunos do ISEG. Orientador: Prof. Doutor CASTRO, Luís Mota de. 2013. 44 f. Dissertação (Mestrado em marketing) - School of Economics e Management Lisbon, [S. l.], 2013. Disponível em: https://www.iseg.ulisboa.pt/aquila/getFile.do?fileId=427316&method=getFile. Acesso em: 26 mai. 2023.
SANTOS, I. C.; FARINA, M. C.; FRAZÃO, C. N. F.; SOUSA, F. G.; FONTES, N. M. The Knowledge Spillover Theory of Entrepreneurship: current debates and directions for future research on entrepreneurial and innovative ecosystems. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e15911527957, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.27957. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27957. Acesso em: 1 jul. 2023.
SCHAEFER, R.; MINELLO, Í. F. A Formação de Novos Empreendedores: natureza da aprendizagem e educação empreendedoras. FACCAMP, Campo Limpo Paulista, v. 11, n. 3, p. 2-20, 23 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v11i3.1035. Disponível em: https://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RMPE/article/view/1035. Acesso em: 9 jun. 2023.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Atitude empreendedora: Quais são as características de um empreendedor de sucesso?. [S. l.], 5 jul. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/quais-sao-as-características-de-um-empreendedor-de sucesso,94e843bba6629810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 13 jul. 2023.
SILVA, R. C. F.; SANTOS JUNIOR, I. M.; SILVEIRA, M. F.; MONTEIRO JUNIOR, R. S. PPGCS Sample Size. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Montes Claros. 2022. Disponível em: http://www.ppgcs.org.br/samplesize.
WORDART. [S. l.], 2009. Disponível em: https://wordart.com/nwl5dq0aletg/nuvem-de-palavras. Acesso em: 13 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.