Desenvolvimento de competências empreendedoras para os discentes em uma IES na cidade de Campina Grande - PB

Jeyse Thayane Lima Dantas

ORCID iD Centro Universitário Facisa (UNIFACISA) Brasil

 

Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior

ORCID iD Centro Universitário Facisa (UNIFACISA) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Brasil

 

Elaine de Lima Rocha

ORCID iD Universidade de Pernambuco (UPE) Brasil

 

Resumo

 O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de competências empreendedoras em uma Instituição de Ensino Superior (IES) na cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem de natureza qualiquantitativa, descritiva e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: a primeira, realização de uma entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos de graduação, a partir de um roteiro previamente definido; e a segunda, com o envio de um questionário aplicado com os discentes de todos os cursos da IES via google formulários. A partir da análise e discussão dos resultados, foi identificado que as competências empreendedoras desenvolvidas pela IES são: Competência de Comprometimento; Estratégica; Liderança; Oportunidade; Planejamento; Relação com o Meio Social. Enquanto as competências empreendedoras percebidas pelos discentes foram: Competência de Administrativa; Comprometimento; Estratégica; Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional e Relacionamento. Obteve-se como competências empreendedoras semelhantes à de Comprometimento, Estratégica e Relacionamento. Conclui-se que a IES utiliza de estratégias de disseminação do conhecimento sobre o empreendedorismo, além de desenvolver competências empreendedoras junto aos seus discentes, como diferencial competitivo na formação e atuação profissional de seus egressos.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Processo Empreendedor; Competências Empreendedoras; Ensino; Instituições de Ensino Superior.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8481

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