Marketing político e comportamento do eleitor: uma análise da produção em administração

Taís de Lima Lisboa Arruda Câmara

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Faculdade Três Marias (FTM) Brasil

Elton Oliveira de Moura

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Brasil

Elaine de Lima Rocha

ORCID iD Universidade de Pernambuco (UPE) Brasil

Eufrásio Vieira dos Anjos Júnior

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Centro Universitário FACISA (UNIFACISA) Brasil

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer uma revisão da literatura nacional a partir da produção acadêmica em Administração sobre marketing eleitoral e comportamento do eleitor. Para atender o objetivo do trabalho, foi feito um levantamento das publicações sobre marketing eleitoral e comportamento do eleitor a partir de uma busca no repositório de artigos SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library) entre o período de 2017 e 2022. Os resultados do levantamento indicam que as pesquisas apontam para três grandes temas: a) percepções de qualidade e escolha do candidato - por trabalhos que se propõem a evidenciar os elementos que representam a qualidade percebida pelos eleitores e os atributos considerados na escolha dos candidatos; b) elementos que influenciam na reeleição – conjunto de trabalhos com o propósito de identificar quais aspectos contribuem no processo de reeleição do candidato; e c) comportamento do candidato no período eleitoral – estudos que identificam determinados comportamentos dos candidatos que se intensificam ou que se manifestam principalmente no período eleitoral.

Palavras-chave


Marketing político; comportamento do eleitor; revisão da literatura.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289a2024id8491

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