Marketing político e comportamento do eleitor: uma análise da produção em administração
Resumo
O objetivo deste estudo é fazer uma revisão da literatura nacional a partir da produção acadêmica em Administração sobre marketing eleitoral e comportamento do eleitor. Para atender o objetivo do trabalho, foi feito um levantamento das publicações sobre marketing eleitoral e comportamento do eleitor a partir de uma busca no repositório de artigos SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library) entre o período de 2017 e 2022. Os resultados do levantamento indicam que as pesquisas apontam para três grandes temas: a) percepções de qualidade e escolha do candidato - por trabalhos que se propõem a evidenciar os elementos que representam a qualidade percebida pelos eleitores e os atributos considerados na escolha dos candidatos; b) elementos que influenciam na reeleição – conjunto de trabalhos com o propósito de identificar quais aspectos contribuem no processo de reeleição do candidato; e c) comportamento do candidato no período eleitoral – estudos que identificam determinados comportamentos dos candidatos que se intensificam ou que se manifestam principalmente no período eleitoral.
Palavras-chave
Marketing político; comportamento do eleitor; revisão da literatura.
Texto completo:
Referências
ALMEIDA, I. C.; SETTE, R. S. Marketing Político: a arte e a ciência. XXXIV Encontro da Anpad, Rio de Janeiro, 2010.
ALVES. F. F. de. Marketing político e eleitoral: um estudo sobre as estratégias e ferramentas necessárias para a construção de uma campanha política. Rio de Janeiro, Monografia, UFRJ, 2018.
AMARAL, M. S.; PINHO, J. A. G. Eleições Parlamentares no Brasil: O Uso do Twitter na Busca por Votos. Revista de Administração Contemporânea. v. 22, n. 4, 2018.
ARAÚJO, R. M. Marketing político e eleitoral: um estudo com deputados estaduais. Revista Uniara, v.18, n.2, jul/2015.
BACHINI, N. et al.Comunicação política no ambiente digital: uma análise das campanhas eleitorais municipais de 2020 no Facebook. Opinião Pública, v. 28, n. 3, p. 750–786, set. 2022.
BARTOLUZZIO, A. I. S. de S. MARTINS, V. G.. QUEIROZ, D. B. MIRANDA, L. C. Qualidade do gasto em educação e ciclos políticos: uma avaliação nos municípios da Paraíba. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v.26, n.83, 2021.
BATISTA, P. R.; NOVAES, A.L; VIANA, J. J. S.; HALL, J. J. Surgimento do marketing político e sua utilização no Brasil. V CONVIBRA – Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2008.
BEZERRA-FILHO, J. E. GONDINHO, S. B. Reeleição de prefeitos e gestão da alimentação escolar: avaliação de municípios brasileiros. Revista Economia e Gestão, v.21, n.59, 2021.
CAETANO, J., SIMÕES, M. M., GRAVELHO, M. C. (2012). Marketing político: poder e imagem. Lisboa: Escolar Editora, 2012.
COSTA-JÚNIOR, L. SILVA, L. C. Atributos de qualidade dos candidatos ao poder executivo municipal: análise na visão dos eleitores. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, v.12, n.6, jan/jun2018.
COSTA JUNIOR, L.; BEIRUTH, A. X.; MONTE-MOR, D. S. Fatores que influenciam a percepção de qualidade dos candidatos políticos: análise na visão do eleitor baixa renda. Capital Científico, v. 16, n. 1, 2018.
CRISTO-ANDRADE, S; MONTE-MOR, D. S. O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v.8, n.1, abr. 2019.
DIAS, B. P.; NOSSA, V.; MONTE-MOR, D. S. O investimento público influencia na reeleição? Um estudo empírico nos municípios do estado do Espírito Santo. Revista de Administração Pública, v.52, n.5, set/out2018.
JUNIOR, L. C. BEIRUT, X. A. MONTE-MOR, D. S. Fatores que influenciam a percepção de qualidade dos candidatos políticos: análise na visão do eleitor baixa renda. Revista Capital Científico, v,16, n.1, jan/mar2018.
NEWMAN, B. I.; SHETH, J. N. A model of primary voter behavior. Journal of Consumer Research, v. 12, n. 2, p. 178-187, 1985.
OLIVEIRA, A. O estado da arte dos determinantes do voto no Brasil e as lacunas existentes. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p.193-206, 2012.
OLIVEIRA, V. R.; MAINARDES, E. W. Antecedentes da Intenção de Repetição de Voto no Mesmo Político. Gestão e Sociedade, v. 14, n. 37, p. 3338-3364, 2020.
QUINTINO V.; MONTE-MOR, D. Do marketing comercial ao marketing eleitoral:
Atributos da qualidade dos candidatos. 2015. International Congress of
The Internacional Association on Public And Nonprofit
Marketing. 14. Vitória. Anais... Espírito Santo: IANPM, 2015.
RADMANN, Elis Rejane Heinemann. O eleitor brasileiro: uma análise do comportamento eleitoral. Dissertação de Mestrado, UFRGS, Porto Alegre, 2001.
ROCHA, T. C.; ARAÚJO, J. M.; BRUNOZI JÚNIOR, A. C. Budgetary, political and socioe-conomic determinants of political-party succession: evidence of electoral behaviorin brazilian municipalities. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 14, n. 3, 2021.
SAKURAI, S. N.; MENEZES-FILHO, N. A. Fiscal policy and reelection in Brazilian municipalities. Public Choice, v. 137, n.1-2, p. 301-314, 2008.
SILVA, É. R. T. MAINARDES, E. W. O comportamento do eleitor brasileiro na sua escolha de candidato. Revista Gestão e Desenvolvimento, v.16, n.1, jan/abr 2019.
SILVA, S. C. Marketing Político e Comportamento Eleitoral: reflexões sobre as estratégias de marketing político em campanhas eleitorais. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 113-136, jan./abril. 2012.
SIMÃO, A. O voto operário em São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Políticos, Belo Horizonte, n. 1, 1955.
TSE (Triunal Superior Eleitoral). TSE Mulheres. 2024. Disponível em: https://www.justicaeleitoral.jus.br/tse-mulheres/. Acesso em 29 de abril de 2024.
Visitas a este artigo: 256
Total de downloads do artigo: 154