CONDOMÍNIO OU SEM DOMÍNIO? ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA SOS

Autores

  • Isabela Lopes Mairink Ubaldo
  • Luana Ferreira dos Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Cristina Caetano de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p67-93

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes da empresa SOS na cidade de Ponte Nova/MG, quantos aos serviços prestados, cuja especialização é a área de administração de condomínios. O estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico a respeito da terceirização de serviços e da satisfação do consumidor. De natureza quantitativa, foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva e de pesquisa de campo, tendo como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários online para 227 clientes da empresa, utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam uma análise do perfil dos clientes, sendo possível constatar que a maioria é do gênero feminino, com faixa etária entre 31 e 50 anos, estado civil casado e tendo como escolaridade ensino superior completo. O meio de comunicação mais utilizado é o telefone. Qualidade e confiança são os principais motivos de escolha pelos serviços da SOS. A maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita, considerando o trabalho desempenhado por diferentes colaboradores e a prestação de serviços, atribuindo notas elevadas na escala de satisfação utilizada. Conclui-se que medir a satisfação dos clientes é um importante mecanismo para que a empresa possa se posicionar melhor no mercado, dando maior atenção aos aspectos que podem ser aprimorados. A impossibilidade de aplicação do questionário com todos os clientes da empresa se revela uma limitação do trabalho. Como sugestão de pesquisas futuras fica a aplicação das ferramentas utilizadas nesta pesquisa em outras empresas prestadoras de serviços.

Biografia do Autor

Isabela Lopes Mairink Ubaldo

Bacharela em Administração pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cristina Caetano de Aguiar

Bacharela em Gestão de Cooperativas e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Referências

BARROS, Aidil Jesus da Silveira . Fundamentos de metodologia científica. Sa?o Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

BERVIAN, Pedro Alcino. CERVO, Amado Luiz. SILVA, Roberto da Silva. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BEZERRA, José Emído Alexandrino; TUBINO, Dálvio Ferrari. A manutenção de condomínios em edifícios, tpm, terceirização e o jit/tqc. Revista Tecnologia, v. 24, n. 2, 2003.

CARDOSO, Cármen. Fidelização de clientes. Disponível em: <http://notitia.truenet.com.br>, acesso em: 10 set. 2019.

CAZORLA, Irene Mauricio. Média aritmética: um conceito prosaico e complexo. Anais do IX Seminário de Estatística Aplicada, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Editora Manole, 2005.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Elsevier Brasil, 2009.

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE SANTA CATARINA; SINDICATO DE HABITAÇÃO DE FLORIANOPOLIS; SINDICATO DE HABITAÇÃO DE TUBARÃO. – CREA. Manual do síndico: Manutenção Predial. 2.ed. Florianópolis, 2012. Disponível em:<http://www.creasc.org.br/portal/index.php?cmd=guia manuaisformularios#ancora71>. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

COSTA, Márcia da Silva. Terceirização/parceria e suas implicações no âmbito jurídico-sindical. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 1, p. 6-11, 1994.

CUNHA, Anderson Silveira da. Administração de condomínios: estudo em um condomínio catarinense. 2010. 85p. Monografia – Curso de Ciências Contábeis – Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SC.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS-DIEESE, O processo de terceirização e seus efeitos sobre os trabalhadores no brasil. 2003.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços-: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Amgh Editora, 2014.

FREITAS, Beatriz Teixeira de. ABEMD, Marketing direto no varejo. São Paulo, 2001.

GALDINO, Luciene de Lima; DA SILVA, Jucyara Gomes. Qualidade no atendimento ao cliente: um estudo de caso na empresa Marcelo Cabeleireiro e Cosméticos. Revista Gestão e Organizações, v. 3, n. 2, 2018.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. Editora Atlas SA, 2002.

GIRARDI, Dante Marciano. A importância da terceirização nas organizações. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 1, p. 23-31, 1999.

GONÇALVES, Helmer José. Fidelização de clientes. 2007.

HUBERT, Ivens Henrique. Condomínios Em Geral E Incorporações Imobiliárias. IESDE BRASIL SA, 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2018). Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br>. Acesso: 15 out. 2019.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2020). Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ponte-nova/panorama >. Acesso: 08 set. 2020.

KARPAT, Gabriel. Condomínio: orientações e prática. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

KOTLER, Philip; HAYES, Thomas; BLOOM, Paul N. Marketing professional services. Prentice Hall, 2002.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Fundamentos de marketing. Pearson Educación, 2003.

LABADESSA, Luciene Suzi; OLIVEIRA, Luciana Jardim de. A importância da qualidade no atendimento ao cliente: um estudo bibliográfico. Revista Fiar, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2012.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6. ed. Editora Atlas SA, 2000.

MENDES, Juliana Veiga; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas empresas: um confronto entre o referencial teórico e a prática empresarial. Gestão & Produção, v. 9, n. 3, p. 277-296, 2002.

PRIORE, Eduardo Roberto; VELOZO, Cláudia Rosa Moura; HIKAZUDANI, Paula Itiko; ANDRADE, Zuleide Rosa Moura A Importância do Planejamento e Orçamento: um estudo de caso sobre O uso da ferramenta de orçamento em um Condomínio. Revista ENIAC Pesquisa, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2015.

RÁU, Ana Cristina. Administração de condomínios. 1995. 36p. Monografia – Curso de Ciências Contábeis – Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SC.

SANTOS, Rafael Rodrigues. Administração de Condomínios: Uma análise da gestão da administração. Florianópolis. 2017.

SANTOS, Valdecir Nunes dos. Satisfação de clientes. 2008.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Como montar um serviço de administração de condomínios. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servicodeadministracaodecondominios,f8487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCR> Acesso em 17 de outubro de 2019.

SILVA, George Pimenta; COIMBRA, Ricardo Aquino. Satisfação dos moradores em relação aos serviços oferecidos pelo condomínio La Verne. Revista de Administração da UNI7, v. 2, n. 2, p. 129-159, 2018.

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, v. 34, n. 2, 2005.

URDAN, André Torres; RODRIGUES, Arnaldo Rocha. O modelo do índice de satisfação do cliente norte-americano: um exame inicial no Brasil com equações estruturais. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 3, p. 109-130, 1999.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de Serviços-: A Empresa com Foco no Cliente. AMGH Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Outros