CONDOMÍNIO OU SEM DOMÍNIO? ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA SOS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p67-93Abstract
O trabalho tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes da empresa SOS na cidade de Ponte Nova/MG, quantos aos serviços prestados, cuja especialização é a área de administração de condomínios. O estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico a respeito da terceirização de serviços e da satisfação do consumidor. De natureza quantitativa, foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva e de pesquisa de campo, tendo como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários online para 227 clientes da empresa, utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam uma análise do perfil dos clientes, sendo possível constatar que a maioria é do gênero feminino, com faixa etária entre 31 e 50 anos, estado civil casado e tendo como escolaridade ensino superior completo. O meio de comunicação mais utilizado é o telefone. Qualidade e confiança são os principais motivos de escolha pelos serviços da SOS. A maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita, considerando o trabalho desempenhado por diferentes colaboradores e a prestação de serviços, atribuindo notas elevadas na escala de satisfação utilizada. Conclui-se que medir a satisfação dos clientes é um importante mecanismo para que a empresa possa se posicionar melhor no mercado, dando maior atenção aos aspectos que podem ser aprimorados. A impossibilidade de aplicação do questionário com todos os clientes da empresa se revela uma limitação do trabalho. Como sugestão de pesquisas futuras fica a aplicação das ferramentas utilizadas nesta pesquisa em outras empresas prestadoras de serviços.
References
BARROS, Aidil Jesus da Silveira . Fundamentos de metodologia científica. Sa?o Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.
BERVIAN, Pedro Alcino. CERVO, Amado Luiz. SILVA, Roberto da Silva. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BEZERRA, José Emído Alexandrino; TUBINO, Dálvio Ferrari. A manutenção de condomínios em edifícios, tpm, terceirização e o jit/tqc. Revista Tecnologia, v. 24, n. 2, 2003.
CARDOSO, Cármen. Fidelização de clientes. Disponível em: <http://notitia.truenet.com.br>, acesso em: 10 set. 2019.
CAZORLA, Irene Mauricio. Média aritmética: um conceito prosaico e complexo. Anais do IX Seminário de Estatística Aplicada, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Editora Manole, 2005.
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Elsevier Brasil, 2009.
CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE SANTA CATARINA; SINDICATO DE HABITAÇÃO DE FLORIANOPOLIS; SINDICATO DE HABITAÇÃO DE TUBARÃO. – CREA. Manual do síndico: Manutenção Predial. 2.ed. Florianópolis, 2012. Disponível em:<http://www.creasc.org.br/portal/index.php?cmd=guia manuaisformularios#ancora71>. Acesso em: 17 de outubro de 2019.
COSTA, Márcia da Silva. Terceirização/parceria e suas implicações no âmbito jurídico-sindical. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 1, p. 6-11, 1994.
CUNHA, Anderson Silveira da. Administração de condomínios: estudo em um condomínio catarinense. 2010. 85p. Monografia – Curso de Ciências Contábeis – Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SC.
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS-DIEESE, O processo de terceirização e seus efeitos sobre os trabalhadores no brasil. 2003.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços-: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Amgh Editora, 2014.
FREITAS, Beatriz Teixeira de. ABEMD, Marketing direto no varejo. São Paulo, 2001.
GALDINO, Luciene de Lima; DA SILVA, Jucyara Gomes. Qualidade no atendimento ao cliente: um estudo de caso na empresa Marcelo Cabeleireiro e Cosméticos. Revista Gestão e Organizações, v. 3, n. 2, 2018.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. Editora Atlas SA, 2002.
GIRARDI, Dante Marciano. A importância da terceirização nas organizações. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 1, p. 23-31, 1999.
GONÇALVES, Helmer José. Fidelização de clientes. 2007.
HUBERT, Ivens Henrique. Condomínios Em Geral E Incorporações Imobiliárias. IESDE BRASIL SA, 2016.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2018). Disponível em: <https://brasilemsintese.ibge.gov.br>. Acesso: 15 out. 2019.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2020). Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ponte-nova/panorama >. Acesso: 08 set. 2020.
KARPAT, Gabriel. Condomínio: orientações e prática. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
KOTLER, Philip; HAYES, Thomas; BLOOM, Paul N. Marketing professional services. Prentice Hall, 2002.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Fundamentos de marketing. Pearson Educación, 2003.
LABADESSA, Luciene Suzi; OLIVEIRA, Luciana Jardim de. A importância da qualidade no atendimento ao cliente: um estudo bibliográfico. Revista Fiar, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2012.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6. ed. Editora Atlas SA, 2000.
MENDES, Juliana Veiga; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas empresas: um confronto entre o referencial teórico e a prática empresarial. Gestão & Produção, v. 9, n. 3, p. 277-296, 2002.
PRIORE, Eduardo Roberto; VELOZO, Cláudia Rosa Moura; HIKAZUDANI, Paula Itiko; ANDRADE, Zuleide Rosa Moura A Importância do Planejamento e Orçamento: um estudo de caso sobre O uso da ferramenta de orçamento em um Condomínio. Revista ENIAC Pesquisa, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2015.
RÁU, Ana Cristina. Administração de condomínios. 1995. 36p. Monografia – Curso de Ciências Contábeis – Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SC.
SANTOS, Rafael Rodrigues. Administração de Condomínios: Uma análise da gestão da administração. Florianópolis. 2017.
SANTOS, Valdecir Nunes dos. Satisfação de clientes. 2008.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Como montar um serviço de administração de condomínios. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servicodeadministracaodecondominios,f8487a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCR> Acesso em 17 de outubro de 2019.
SILVA, George Pimenta; COIMBRA, Ricardo Aquino. Satisfação dos moradores em relação aos serviços oferecidos pelo condomínio La Verne. Revista de Administração da UNI7, v. 2, n. 2, p. 129-159, 2018.
TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, v. 34, n. 2, 2005.
URDAN, André Torres; RODRIGUES, Arnaldo Rocha. O modelo do índice de satisfação do cliente norte-americano: um exame inicial no Brasil com equações estruturais. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 3, p. 109-130, 1999.
ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de Serviços-: A Empresa com Foco no Cliente. AMGH Editora, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.