CONDOMÍNIO OU SEM DOMÍNIO? ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA SOS

Authors

  • Isabela Lopes Mairink Ubaldo
  • Luana Ferreira dos Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Cristina Caetano de Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p67-93

Abstract

O trabalho tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes da empresa SOS na cidade de Ponte Nova/MG, quantos aos serviços prestados, cuja especialização é a área de administração de condomínios. O estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico a respeito da terceirização de serviços e da satisfação do consumidor. De natureza quantitativa, foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva e de pesquisa de campo, tendo como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários online para 227 clientes da empresa, utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam uma análise do perfil dos clientes, sendo possível constatar que a maioria é do gênero feminino, com faixa etária entre 31 e 50 anos, estado civil casado e tendo como escolaridade ensino superior completo. O meio de comunicação mais utilizado é o telefone. Qualidade e confiança são os principais motivos de escolha pelos serviços da SOS. A maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita, considerando o trabalho desempenhado por diferentes colaboradores e a prestação de serviços, atribuindo notas elevadas na escala de satisfação utilizada. Conclui-se que medir a satisfação dos clientes é um importante mecanismo para que a empresa possa se posicionar melhor no mercado, dando maior atenção aos aspectos que podem ser aprimorados. A impossibilidade de aplicação do questionário com todos os clientes da empresa se revela uma limitação do trabalho. Como sugestão de pesquisas futuras fica a aplicação das ferramentas utilizadas nesta pesquisa em outras empresas prestadoras de serviços.

Author Biographies

Isabela Lopes Mairink Ubaldo

Bacharela em Administração pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cristina Caetano de Aguiar

Bacharela em Gestão de Cooperativas e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

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Published

2022-06-21

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Outros