INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Antonio Rodrigues Albuquerque Filho Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.
  • Francisco Anderson Leite da Costa Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.
  • Carlos Pedro Serra Fonseca Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.
  • José Gaudêncio Bernardino Gomes Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.
  • Maria Mariene Costa Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v7n3p31-46

Resumo

O estudo teve como objetivo geral analisar a influência das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico dos discentes do curso de ciências contábeis e administração. A pesquisa, quantitativa, analisou dados obtidos por meio de um survey aplicado a 182 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos resultados utilizaram-se de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória (AFE) e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pela escala de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada, as mais destacadas foram: ter melhor concentração e procurar um ambiente que não cause distração, antes de iniciar um trabalho recorrer a biblioteca para absorver o máximo de informação possível e elaborar um plano antes de iniciar um trabalho ou mesmo quando fizer alguma prova, caso vá bem, dê-se uma recompensa. Assim, verificou-se que tais estratégias impactam o desempenho acadêmico dos discentes.

Biografia do Autor

Antonio Rodrigues Albuquerque Filho, Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

Doutorando em Administração e Controladoria. Professor Bolsista Produtividade da Estácio FIC.

Francisco Anderson Leite da Costa, Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

Graduado em Ciências Contábeis.

Carlos Pedro Serra Fonseca, Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

Graduado em Ciências Contábeis.

José Gaudêncio Bernardino Gomes, Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

Graduado em Ciências Contábeis.

Maria Mariene Costa, Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

Graduado em Ciências Contábeis.

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Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica em Gestão

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