INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO

Antonio Rodrigues Albuquerque Filho

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC. Brasil

Doutorando em Administração e Controladoria. Professor Bolsista Produtividade da Estácio FIC.

Francisco Anderson Leite da Costa

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC. Brasil

Graduado em Ciências Contábeis.

Carlos Pedro Serra Fonseca

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC. Brasil

Graduado em Ciências Contábeis.

José Gaudêncio Bernardino Gomes

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC. Brasil

Graduado em Ciências Contábeis.

Maria Mariene Costa

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC.

Graduado em Ciências Contábeis.

Resumo

O estudo teve como objetivo geral analisar a influência das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada no desempenho acadêmico dos discentes do curso de ciências contábeis e administração. A pesquisa, quantitativa, analisou dados obtidos por meio de um survey aplicado a 182 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos resultados utilizaram-se de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória (AFE) e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pela escala de estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada, as mais destacadas foram: ter melhor concentração e procurar um ambiente que não cause distração, antes de iniciar um trabalho recorrer a biblioteca para absorver o máximo de informação possível e elaborar um plano antes de iniciar um trabalho ou mesmo quando fizer alguma prova, caso vá bem, dê-se uma recompensa. Assim, verificou-se que tais estratégias impactam o desempenho acadêmico dos discentes.

Texto completo:

Referências


AGUILAR, Stephen J. et al. Associations between learning analytics dashboard exposure and motivation and self-regulated learning. Computers & Education, v. 162, p. 104085, 2021.

ALMEIDA, Miriam de Abreu. Estratégias metacognitivas: uma possibilidade no ensino de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 4, p. 424-429, 2002.

ANDRADE, Heidi L.; BROOKHART, Susan M. Classroom assessment as the co-regulation of learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, v. 27, n. 4, p. 350-372, 2020.

ARAÚJO, Elisson Alberto Tavares et al. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 60-83, 2013.

BANDURA, Albert. Social foundations of thought and action. Englewood Cliffs, NJ, v. 1986, p. 23-28, 1986.

BECK, Judith S. Terapia cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.

BORGES, L. F. M.; LEAL, E. A.; SILVA, T. D.; PEREIRA, J. M. Rendimento acadêmico e estilos de aprendizagem: um estudo na disciplina análise de custos. Revista Alcance (Online), v. 25, n. 2, p. 161-176, 2018.

BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão da leitura de aluno de ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, v. 5, n. 1, p. 19-26, 2001.

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: reflexão e crítica, v. 12, n. 2, p. 361-376, 1999.

BROADBENT, Jim; POON, Walter L. Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The Internet and Higher Education, v. 27, p. 1-13, 2015.

DE JESUS SILVA, Thiago Bruno; BIAVATTI, Vania Tanira. Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 15, n. 37, p. 3-33, 2018.

DE MOURA, Manoel Oriosvaldo. O jogo e a construção do conhecimento matemático. Publicação séries e ideias, p. 45-52, 1992.

DEAQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. Pearson Prentice Hall, 2007.

DEMBO, Myron H. Applying educational psychology. Longman/Addison Wesley Longman, 1994.

DOS SANTOS, Márcia Juliana da Cunha et al. Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 2, p. 111-129, 2020.

DRAKE, John R. A critical analysis of active learning and an alternative pedagogical framework for introductory information systems courses.Journal of Information Technology Education, v. 11, p. 39-52, 2012.

FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil, 2017.

FERREIRA, Manuel Portugal Vasconcelos et al. Coautoria em administração no Brasil: pressões, complementaridades e produtividade. Base-Revista de Administração e Contabilidade Da Unisinos, v. 15, n. 1, p. 42-55, 2018.

GAMBO, Yusufu; SHAKIR, Muhammad Zeeshan. Review on self-regulated learning in smart learning environment. Smart Learning Environments, v. 8, n. 1, p. 1-14, 2021.

GIMÉNEZ, Víctor; PRIOR, Diego; THIEME, Claudio. Technical efficiency, managerial efficiency and objective-setting in the educational system: an international comparison. Journal of the Operational Research Society, v. 58, n. 8, p. 996-1007, 2007.

HAIR JR, J. F. et al. SEM: An introduction. Multivariate data analysis: A global perspective. 2010.

HECKHAUSEN, Jutta; DWECK, Carol S. (Ed.). Motivation and self-regulation across the life span. Cambridge University Press, 1998.

HUTCHESON, Graeme D.; SOFRONIOU, Nick. The multivariate social scientist: Introductory statistics using generalized linear models. Sage, 1999.

IACOBUCCI, Dawn; CHURCHILL, Gilbert. Marketing research: Methodological foundations. Cengage Learning, 2009.

JESUS SILVA, T. B.; FREITAS, M. M.; SALLABERRY, J. D. FLACH, L. As características dos discentes de Ciências Contábeis e as estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 9, n. 18, p. 1-17, 2020.

JIMÉNEZ, Ma Visitación García; IZQUIERDO, Jesús Ma Alvarado; BLANCO, Amelia Jiménez. La predicción del rendimiento académico: regresión lineal versus regresión logística. Psicothema, v. 12, n. Su2, p. 248-525, 2000.

KRAUSS, Jessica Andressa; SILVA, T. B. J.; ZONATTO, V. C. S. Evidências dos efeitos das estratégias metacognitivas de aprendizagem autorregulada na formação de inconsciente coletivo no conhecimento de contabilidade de custos. Anais. In: XI Congresso Anpcont, Belo Horizonte, jun. 2017. p. 9-20.

LEE, Nick; SAUNDERS, John; HOOLEY, Graham. The evolution of “classical mythology” within marketing measure development. European Journal of Marketing, 2005.

LI, Shan et al. Examining the relationship between emotion variability, self-regulated learning, and task performance in an intelligent tutoring system. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 2, p. 673-692, 2021.

LIMA FILHO, Raimundo Nonato; BRUNI, Adriano Leal. Metacognição estimula características empreendedoras? Uma análise em profissionais de administração. Race: revista de administração, contabilidade e economia, v. 14, n. 2, p. 427-450, 2015.

LORANGER, Ann L. The study strategies of successful and unsuccessful high school students. Journal of Reading Behavior, v. 26, n. 4, p. 347-360, 1994.

MAMEDE, Samuel de Paiva Naves; MIRANDA, Gilberto José; MARQUES, Alessandra Vieira Cunha; ROGERS, Pablo. Psycho¬logical Determinants of Academic Achievement in Accounting: Evidence from Brazil. Brazilian Business Review, p. 50-71, 2015.

MIRANDA, Gilberto Jose et al. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.

MOOS, Daniel C.; RINGDAL, Alyssa. Self-regulated learning in the classroom: A literature review on the teacher’s role. Education Research International, v. 2012, 2012.

MORENO-HERRERO, Dolores; SALAS-VELASCO, Manuel; SÁNCHEZ-CAMPILLO, José. Factors that influence the level of financial literacy among young people: The role of parental engagement and students' experiences with money matters. Children and Youth Services Review, v. 95, p. 334-351, 2018.

MOROZINI, João Francisco; CAMBRUZZI, Daiane; LONGO, Luci. Fatores que influenciam o processo de ensino aprendizagem no curso de Ciências Contábeis do ponto de vista acadêmico. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ)-ISSN 2177-4153, v. 5, n. 1, p. 87-102, 2007.

NIEMI, H., HARJU, V., VIVITSOU, M., VIITANEN, K., MULTISILTA, J., & KUOKKANEN, A. Digital Storytelling for 21 st-Century Skills in Virtual Learning Environments. Creative Education, 2014.

NOGUEIRA, Daniel Ramos; COSTA, José Manoel da; TAKAMATSU, Renata Turola; REIS, Luciano Gomes dos. Fatores que impactam o desempenho acadêmico: Uma análise com discentes do curso de Ciências Contábeis no ensino presencial. Revista de Informação Contábil, v. 7, n. 3, p. 51-62, 2013.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009.

ONTSU-ARVILOMMI, T.; NURMI, J. E.; AUNOLA, K. (2002). The development of achievement strategies and academic skills during the first year of primary school. Learning an Instruction, 12, 509-527.

ORO, Ieda Margarete; BEUREN, Ilse Maria; DA SILVA CARPES, Antonio Maria. Competências e habilidades exigidas do controller e a proposição para sua formação acadêmica. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 15-36, 2013.

PÉREZ-ÁLVAREZ, Ronald; MALDONADO-MAHAUAD, Jorge; PÉREZ-SANAGUSTÍN, Mar. Tools to support self-regulated learning in online environments: literature review. In: European conference on technology enhanced learning. Springer, Cham, 2018. p. 16-30.

PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João Nunes. Descobrindo a regressão: com a complementaridade do SPSS. 2005.

PURDIE, Nola; HATTIE, John; DOUGLAS, Graham. Student conceptions of learning and their use of self-regulated learning strategies: A cross-cultural comparison. Journal of educational psychology, v. 88, n. 1, p. 87, 1996.

RAVENSCROFT, A.; SCHMIDT, A.; COOK, J.; BRADLEY, C. Designing social media for informal learning and knowledge maturing in the digital workplace. Journal of Computer Assisted Learning, v. 28, n. 3, p. 235-249, 2012.

Reay, D. (2006). I'm not seen as one of the clever children: Consulting primary school pupils about the social conditions of learning. Educational Review, 58, 171-181.

ROSÁRIO, Pedro. Diferenças processuais na aprendizagem: avaliação alternativa das estratégias de auto–regulação da aprendizagem. 2001.

SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2012.

SCHLEIFER, Lydia LF; DULL, Richard B. Metacognition and performance in the accounting classroom. Issues in Accounting Education, v. 24, n. 3, p. 339-367, 2009.

SCHMIDT, Aaron M.; FORD, J. Kevin. Learning within a learner control training environment: The interactive effects of goal orientation and metacognitive instruction on learning outcomes. Personnel Psychology, v. 56, n. 2, p. 405-429, 2003.

SCHREUDER, Glynis Rholeen. Teacher Professional Development: The Case Of Quality Teaching In Accounting At Selected Western Cape Secondary Schools. Tese de Doutorado. Cape Peninsula University of Technology, 2014.

SILVA, Thiago Bruno de Jesus. Estratégia Metacognitiva de Aprendizagem Autorregulada, Percepção Docente Sobre a Aprendizagem e Métodos Educacionais Em Contabilidade: Estudo de caso em uma universidade pública catarinense. 2016. 97 f. 2016. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)–Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau (SC).

SILVA, Thiago Bruno Jesus ; BIAVATTI, Vania Tanira. Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 15, n. 37, p. 3-33, 2018.

SILVA, V. R.; OLIVEIRA, K. G.; ROGERS, P.; MIRANDA, G. J. Comportamento e Desempe¬nho Acadêmico no Curso de Ciências Contábeis. In: Congresso AnpCont, 9., 2015. Anais... Curitiba: 2015.

SMITH, Elizabeth A. The role of tacit and explicit knowledge in the workplace. Journal of knowledge Management, 2001.

SOUZA, Liliane Ferreira Neves Inglez de. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar em Revista, n. 36, p. 95-107, 2010.

SPERLING, R. A.; HOWAR, B. C.; STALEY, R.; DUBOIS, N. Metacognition and self-regulated learning constructs. Educational Research and Evaluation, v. 10, n. 2, p. 117-139, 2004.

STERNBERG, Robert J. Intelligence . John Wiley & Sons Inc, 2013.

TUYSUZOGLU, Banu Binbasaran. An investigation of the role of metacognitive behavior in self-regulated learning when learning a complex science topic with a hypermedia learning environment. 2011. Tese de Doutorado. The University of North Carolina at Chapel Hill.

VEENMAN, Marcel VJ; WILHELM, Pascal; BEISHUIZEN, Jos J. The relation between intellectual and metacognitive skills from a developmental perspective. Learning and instruction, v. 14, n. 1, p. 89-109, 2004.

WANG, Sonia. " Teacher Centered Coaching": An Instructional Coaching Model. Mid-Western Educational Researcher, v. 29, n. 1, 2017.

WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Cluster-sample methods in applied econometrics: an extended analysis. Unpublished manuscript, 2006.

YORK, Travis T.; GIBSON, Charles; RANKIN, Susan. Defining and measuring academic success. Practical Assessment, Research, and Evaluation, v. 20, n. 1, p. 5, 2015.

ZIMMERMAN, Barry J. A social cognitive view of self-regulated academic learning. Journal of educational psychology, v. 81, n. 3, p. 329, 1989.

ZIMMERMAN, Barry J. From cognitive modeling to self-regulation: A social cognitive career path. Educational psychologist, v. 48, n. 3, p. 135-147, 2013.

ZIMMERMAN, Barry J.; KITSANTAS, Anastasia. Developmental phases in self-regulation: Shifting from process goals to outcome goals. Journal of educational psychology, v. 89, n. 1, p. 29, 1997.

ZIMMERMAN, Barry J.; PONS, Manuel Martinez. Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American educational research journal, v. 23, n. 4, p. 614-628, 1986.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n3p31-46

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 722

Total de downloads do artigo: 546