CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE

Antonio Rodrigues Albuquerque Filho

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC Brasil

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria. Professor bolsista produtividade da Estácio FIC.

Lucas De Assis Maia

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Ivani de Oliveira Santos

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

José Airton Bandeira Magalhães Filho

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Alisson Lima Alves Pessoa

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Lucileila Galdino Albuquerque

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Resumo

O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.

Texto completo:

Referências


ANDERE, Maira Assaf; ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, p. 91-102, 2008.

ANTONELLI, Ricardo Adriano et al. Ao mestre com carinho: o bom professor sob a ótica dos discentes de ciências contábeis da geração Y. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 12, n. 1, 2018.

ARAÚJO, Elisson Alberto Tavares et al. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 60-83, 2013.

BAIRD, Kevin M.; NARAYANAN, Venkateshwaran. The effect of a change in teaching structure on student performance. Asian Review of Accounting, 2010.

BENI, Priscila Ferreira et al. Processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em um curso de graduação em Administração de Empresas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 345-374, 2017.

BORGES, Lara Fabiana Morais et al. RENDIMENTO ACADÊMICO E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA DISCIPLINA ANÁLISE DE CUSTOS. Revista Alcance, v. 25, n. 2, p. 161-176, 2018.

BRAGA, D. B. et al. Revolucionando as técnicas de aprendizagem da engenharia com o EAD. In: World Congress on Engineering and Technology Education. 2004. p. 1083-1087.

CARDOSO, MARIA INÊS SILVA TEIXEIRA et al. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 371-390, 2016.

CELERINO, Sidnei; PEREIRA, Wally Fonseca Chan. Atributos e prática pedagógica do professor de contabilidade que possui êxito no ambiente universitário: visão dos acadêmicos. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 170, p. 64-77, 2008.

CHURCHILL, G. A.; IACOBUCCI, D. Marketing research: methodological foundations: Cengage Learning. 2009.

CUNHA, António Camilo. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em revista, v. 11, n. 2, 2010.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. Lopes, EMT et al, v. 500, n. 151-204, p. 15, 2000.

DOS SANTOS, Márcia Juliana da Cunha et al. Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 2, p. 111-129, 2020.

FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil, 2017.

GRADVOHL, Renata Furtado; LOPES, Francisca Flávia Plutarco; COSTA, Francisco José da. O perfil do bom professor de contabilidade: uma análise a partir da perspectiva de alunos de cursos de graduação. In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2009.

HAIR JR, Joseph F. et al. SEM: An introduction. Multivariate data analysis: A global perspective, v. 5, n. 6, p. 629-686, 2010.

HANUSHEK, Eric A. The impact of differential expenditures on school performance. Educational researcher, v. 18, n. 4, p. 45-62, 1989.

HUTCHESON, Graeme D.; SOFRONIOU, Nick. The multivariate social scientist: Introductory statistics using generalized linear models. Sage, 1999.

JIMÉNEZ, Ma Visitación García; IZQUIERDO, Jesús Ma Alvarado; BLANCO, Amelia Jiménez. La predicción del rendimiento académico: regresión lineal versus regresión logística. Psicothema, v. 12, n. Su2, p. 248-525, 2000.

KATZMAN, Martin T. The political economy of urban schools. Harvard University Press, 2013.

KÜHL, Marcos Roberto et al. O valor das competências docentes no ensino da Administração. Revista de Administração, v. 48, n. 4, p. 783-799, 2013.

LEE, Nick; HOOLEY, Graham. The evolution of “classical mythology” within marketing measure development. European Journal of Marketing, 2005.

LEMOS, Karinne Custódio Silva; MIRANDA, Gilberto José. Alto e baixo desempenho no ENADE: que variáveis explicam?. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte-ISSN 2176-9036, v. 7, n. 2, p. 101-118, 2015.

LIMA FILHO, Raimundo Nonato; DA SILVA BEZERRA, Eliane; DE JESUS SILVA, Thiago Bruno. Estilo de aprendizagem dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 95-112, 2016.

LUND, Brady D.; WANG, Ting. Effect of virtual reality on learning motivation and academic performance: What value may VR have for library instruction?. Kansas Library Association College and University Libraries Section Proceedings, v. 9, n. 1, p. 4, 2019.

MAGERA, Márcio; CONCEIÇÃO, Joelma TP. O professor universitário em sala de aula. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, n. 14, p. 167-172, 2014.

MAMEDE, Samuel de Paiva Naves et al. Determinantes Psicológicos do Desempenho Acadêmico em Ciências. CEP, v. 38, p. 902, 2015.

MARQUES, Vagner Antonio et al. Atributos de um bom professor: um estudo sobre a percepção dos alunos de ciências contábeis. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 4, n. 2, 2012.

MASASI, Noah J. et al. How personal attribute affect students’ performance in undergraduate accounting course. A case of adult learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 2, n. 2, p. 200-210, 2012.

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.

MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, p. 142-153, 2012.

MIRANDA, Gilberto José; DA CASTRO CASA, Silvia Pereira; JUNIOR, Edgard Bruno Cornacchione. The accounting education gap in Brazil. China-USA Business Review, v. 12, n. 4, 2013.

MIRANDA, Gilberto Jose et al. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.

MOROZINI, João Francisco; CAMBRUZZI, Daiane; LONGO, Luci. Fatores que influenciam o processo de ensino aprendizagem no curso de Ciências Contábeis do ponto de vista acadêmico. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ)-ISSN 2177-4153, v. 5, n. 1, p. 87-102, 2007.

NOGUEIRA, Daniel Ramos; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; CARVALHO, Rodrigo César Oliveira. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: reflexão contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52, 2012.

ORO, Ieda Margarete; BEUREN, Ilse Maria; DA SILVA CARPES, Antonio Maria. Competências e habilidades exigidas do controller e a proposição para sua formação acadêmica. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 15-36, 2013.

PAN, Ying-Ju; LEE, Lung-Sheng. Academic performance and perceived employability of graduate students in business and management–an analysis of nationwide graduate destination survey. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 25, p. 91-103, 2011.

PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João Nunes. Descobrindo a regressão: Com a complementaridade do SPSS. 2005.

PRIM, Marcelo Manes; BACH, Leonardo Eodesio; MARTINS, Zilton Bartolomeu. Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 19, 2020.

RANGEL, Mary. A Imagem Real e a Imagem Ideal do" Bomn Aluno". Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 77, n. 186, 1996.

REICHEL, Nirit; ARNON, Sara. A multicultural view of the good teacher in Israel. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 15, n. 1, p. 59-85, 2009.

RODRIGUES, Daniele Silva et al. Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 14, n. 33, p. 101-117, 2017.

SALAS ‐ VELASCO, Manuel. Avaliação do desempenho das instituições de ensino secundário espanholas: Distinguir entre ineficiência transitória e persistente, separada da heterogeneidade. The Manchester School , v. 88, n. 4, pág. 531-555, 2020.

SANTANA, Ana Larissa Alencar; DE ARAÚJO, Adriana Maria Procopio. Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE)-um estudo nas universidades federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 4, p. 73-112, 2011.

DOS SANTOS, Márcia Juliana da Cunha et al. Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 2, p. 111-129, 2020.

TOURON, Javier. La predicción del rendimiento académico: procedimientos, resultados e implicaciones. Revista española de pedagogía, p. 473-495, 1985.

WANG, Sonia. " Teacher Centered Coaching": An Instructional Coaching Model. Mid-Western Educational Researcher, v. 29, n. 1, 2017.

WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Cluster-sample methods in applied econometrics: an extended analysis. Unpublished manuscript, 2006.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n1p64-89

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 418

Total de downloads do artigo: 385