CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE

Antonio Rodrigues Albuquerque Filho

Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC Brasil

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria. Professor bolsista produtividade da Estácio FIC.

Lucas De Assis Maia

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Ivani de Oliveira Santos

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

José Airton Bandeira Magalhães Filho

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Alisson Lima Alves Pessoa

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Lucileila Galdino Albuquerque

Centro Universitário Estácio do Ceará Brasil

Graduação em ciências contábeis.

Resumo

O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n1p64-89

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