CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR IDEAL E DESEMPENHO ACADÊMICO: percepção dos discentes de contabilidade e administração de uma instituição de ensino superior de Fortaleza/CE
Resumo
O estudo teve como objetivo geral analisar a relação entre as características do professor ideal e o desempenho acadêmico dos discentes de contabilidade e administração de uma IES de Fortaleza/CE. A pesquisa, quantitativa, analisou dados coletados por meio de levantamento aplicado a 271 discentes através de suas redes sociais. Para a análise dos dados utilizaram-se estatísticas descritivas, teste de diferenças entre médias, Análise Fatorial Exploratória (AFE), correlação e regressão linear múltipla. Os resultados indicaram que, a partir dos construtos formados pelas características do professor ideal, as habilidades mais evidenciadas foram: ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, domínio do conteúdo a ser ensinado, preparação adequada do material, ser amigável, atencioso e desafiador com os alunos, dentre outros. Assim, verificou-se que tais características impactam o desempenho acadêmico dos discentes.
Texto completo:
Referências
ANDERE, Maira Assaf; ARAUJO, Adriana Maria Procópio de. Aspectos da formação do professor de ensino superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, p. 91-102, 2008.
ANTONELLI, Ricardo Adriano et al. Ao mestre com carinho: o bom professor sob a ótica dos discentes de ciências contábeis da geração Y. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 12, n. 1, 2018.
ARAÚJO, Elisson Alberto Tavares et al. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: Uma análise dos seus fatores determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 60-83, 2013.
BAIRD, Kevin M.; NARAYANAN, Venkateshwaran. The effect of a change in teaching structure on student performance. Asian Review of Accounting, 2010.
BENI, Priscila Ferreira et al. Processo de ensino-aprendizagem e a interação de professores e alunos em um curso de graduação em Administração de Empresas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 18, n. 2, p. 345-374, 2017.
BORGES, Lara Fabiana Morais et al. RENDIMENTO ACADÊMICO E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA DISCIPLINA ANÁLISE DE CUSTOS. Revista Alcance, v. 25, n. 2, p. 161-176, 2018.
BRAGA, D. B. et al. Revolucionando as técnicas de aprendizagem da engenharia com o EAD. In: World Congress on Engineering and Technology Education. 2004. p. 1083-1087.
CARDOSO, MARIA INÊS SILVA TEIXEIRA et al. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 371-390, 2016.
CELERINO, Sidnei; PEREIRA, Wally Fonseca Chan. Atributos e prática pedagógica do professor de contabilidade que possui êxito no ambiente universitário: visão dos acadêmicos. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 170, p. 64-77, 2008.
CHURCHILL, G. A.; IACOBUCCI, D. Marketing research: methodological foundations: Cengage Learning. 2009.
CUNHA, António Camilo. Representação do “bom” professor: o “bom” professor em geral e o “bom” professor de educação física em particular. Educação em revista, v. 11, n. 2, 2010.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. Lopes, EMT et al, v. 500, n. 151-204, p. 15, 2000.
DOS SANTOS, Márcia Juliana da Cunha et al. Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 2, p. 111-129, 2020.
FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patrícia. Manual de análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel®, SPSS® e Stata®. Elsevier Brasil, 2017.
GRADVOHL, Renata Furtado; LOPES, Francisca Flávia Plutarco; COSTA, Francisco José da. O perfil do bom professor de contabilidade: uma análise a partir da perspectiva de alunos de cursos de graduação. In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade. 2009.
HAIR JR, Joseph F. et al. SEM: An introduction. Multivariate data analysis: A global perspective, v. 5, n. 6, p. 629-686, 2010.
HANUSHEK, Eric A. The impact of differential expenditures on school performance. Educational researcher, v. 18, n. 4, p. 45-62, 1989.
HUTCHESON, Graeme D.; SOFRONIOU, Nick. The multivariate social scientist: Introductory statistics using generalized linear models. Sage, 1999.
JIMÉNEZ, Ma Visitación García; IZQUIERDO, Jesús Ma Alvarado; BLANCO, Amelia Jiménez. La predicción del rendimiento académico: regresión lineal versus regresión logística. Psicothema, v. 12, n. Su2, p. 248-525, 2000.
KATZMAN, Martin T. The political economy of urban schools. Harvard University Press, 2013.
KÜHL, Marcos Roberto et al. O valor das competências docentes no ensino da Administração. Revista de Administração, v. 48, n. 4, p. 783-799, 2013.
LEE, Nick; HOOLEY, Graham. The evolution of “classical mythology” within marketing measure development. European Journal of Marketing, 2005.
LEMOS, Karinne Custódio Silva; MIRANDA, Gilberto José. Alto e baixo desempenho no ENADE: que variáveis explicam?. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte-ISSN 2176-9036, v. 7, n. 2, p. 101-118, 2015.
LIMA FILHO, Raimundo Nonato; DA SILVA BEZERRA, Eliane; DE JESUS SILVA, Thiago Bruno. Estilo de aprendizagem dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 95-112, 2016.
LUND, Brady D.; WANG, Ting. Effect of virtual reality on learning motivation and academic performance: What value may VR have for library instruction?. Kansas Library Association College and University Libraries Section Proceedings, v. 9, n. 1, p. 4, 2019.
MAGERA, Márcio; CONCEIÇÃO, Joelma TP. O professor universitário em sala de aula. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, n. 14, p. 167-172, 2014.
MAMEDE, Samuel de Paiva Naves et al. Determinantes Psicológicos do Desempenho Acadêmico em Ciências. CEP, v. 38, p. 902, 2015.
MARQUES, Vagner Antonio et al. Atributos de um bom professor: um estudo sobre a percepção dos alunos de ciências contábeis. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 4, n. 2, 2012.
MASASI, Noah J. et al. How personal attribute affect students’ performance in undergraduate accounting course. A case of adult learner in Tanzania. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 2, n. 2, p. 200-210, 2012.
MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 93-109, 2013.
MIRANDA, Gilberto José; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard Bruno. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, p. 142-153, 2012.
MIRANDA, Gilberto José; DA CASTRO CASA, Silvia Pereira; JUNIOR, Edgard Bruno Cornacchione. The accounting education gap in Brazil. China-USA Business Review, v. 12, n. 4, 2013.
MIRANDA, Gilberto Jose et al. Determinantes do desempenho acadêmico na área de negócios. Revista Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 175-209, 2015.
MOROZINI, João Francisco; CAMBRUZZI, Daiane; LONGO, Luci. Fatores que influenciam o processo de ensino aprendizagem no curso de Ciências Contábeis do ponto de vista acadêmico. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ)-ISSN 2177-4153, v. 5, n. 1, p. 87-102, 2007.
NOGUEIRA, Daniel Ramos; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; CARVALHO, Rodrigo César Oliveira. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: reflexão contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52, 2012.
ORO, Ieda Margarete; BEUREN, Ilse Maria; DA SILVA CARPES, Antonio Maria. Competências e habilidades exigidas do controller e a proposição para sua formação acadêmica. Contabilidade Vista & Revista, v. 24, n. 1, p. 15-36, 2013.
PAN, Ying-Ju; LEE, Lung-Sheng. Academic performance and perceived employability of graduate students in business and management–an analysis of nationwide graduate destination survey. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 25, p. 91-103, 2011.
PESTANA, Maria Helena; GAGEIRO, João Nunes. Descobrindo a regressão: Com a complementaridade do SPSS. 2005.
PRIM, Marcelo Manes; BACH, Leonardo Eodesio; MARTINS, Zilton Bartolomeu. Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 19, 2020.
RANGEL, Mary. A Imagem Real e a Imagem Ideal do" Bomn Aluno". Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 77, n. 186, 1996.
REICHEL, Nirit; ARNON, Sara. A multicultural view of the good teacher in Israel. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 15, n. 1, p. 59-85, 2009.
RODRIGUES, Daniele Silva et al. Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 14, n. 33, p. 101-117, 2017.
SALAS ‐ VELASCO, Manuel. Avaliação do desempenho das instituições de ensino secundário espanholas: Distinguir entre ineficiência transitória e persistente, separada da heterogeneidade. The Manchester School , v. 88, n. 4, pág. 531-555, 2020.
SANTANA, Ana Larissa Alencar; DE ARAÚJO, Adriana Maria Procopio. Aspectos do perfil do professor de Ciências Contábeis e seu reflexo no Exame Nacional de Desempenho dos estudantes (ENADE)-um estudo nas universidades federais do Brasil. Contabilidade Vista & Revista, v. 22, n. 4, p. 73-112, 2011.
DOS SANTOS, Márcia Juliana da Cunha et al. Diferenças no desempenho acadêmico a partir das características socioeconômicas, demográficas, comportamentais e psicológicas de estudantes portugueses da área de negócios. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 2, p. 111-129, 2020.
TOURON, Javier. La predicción del rendimiento académico: procedimientos, resultados e implicaciones. Revista española de pedagogía, p. 473-495, 1985.
WANG, Sonia. " Teacher Centered Coaching": An Instructional Coaching Model. Mid-Western Educational Researcher, v. 29, n. 1, 2017.
WOOLDRIDGE, Jeffrey M. Cluster-sample methods in applied econometrics: an extended analysis. Unpublished manuscript, 2006.
Visitas a este artigo: 418
Total de downloads do artigo: 385