CONDOMÍNIO OU SEM DOMÍNIO? ANÁLISE DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA EMPRESA SOS

Isabela Lopes Mairink Ubaldo

https://orcid.org/0000-0002-3243-751X Brasil

Bacharela em Administração pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP).

Luana Ferreira dos Santos

https://orcid.org/0000-0002-3347-7740 Universidade Federal de Viçosa (UFV) Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cristina Caetano de Aguiar

https://orcid.org/0000-0002-9428-3392 Brasil

Bacharela em Gestão de Cooperativas e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos clientes da empresa SOS na cidade de Ponte Nova/MG, quantos aos serviços prestados, cuja especialização é a área de administração de condomínios. O estudo foi desenvolvido com base no referencial teórico a respeito da terceirização de serviços e da satisfação do consumidor. De natureza quantitativa, foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva e de pesquisa de campo, tendo como instrumento para a coleta de dados a aplicação de questionários online para 227 clientes da empresa, utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados apresentam uma análise do perfil dos clientes, sendo possível constatar que a maioria é do gênero feminino, com faixa etária entre 31 e 50 anos, estado civil casado e tendo como escolaridade ensino superior completo. O meio de comunicação mais utilizado é o telefone. Qualidade e confiança são os principais motivos de escolha pelos serviços da SOS. A maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita, considerando o trabalho desempenhado por diferentes colaboradores e a prestação de serviços, atribuindo notas elevadas na escala de satisfação utilizada. Conclui-se que medir a satisfação dos clientes é um importante mecanismo para que a empresa possa se posicionar melhor no mercado, dando maior atenção aos aspectos que podem ser aprimorados. A impossibilidade de aplicação do questionário com todos os clientes da empresa se revela uma limitação do trabalho. Como sugestão de pesquisas futuras fica a aplicação das ferramentas utilizadas nesta pesquisa em outras empresas prestadoras de serviços.

Texto completo:

Referências


BARROS, Aidil Jesus da Silveira . Fundamentos de metodologia científica. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2007.

BERVIAN, Pedro Alcino. CERVO, Amado Luiz. SILVA, Roberto da Silva. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BEZERRA, José Emído Alexandrino; TUBINO, Dálvio Ferrari. A manutenção de condomínios em edifícios, tpm, terceirização e o jit/tqc. Revista Tecnologia, v. 24, n. 2, 2003.

CARDOSO, Cármen. Fidelização de clientes. Disponível em: , acesso em: 10 set. 2019.

CAZORLA, Irene Mauricio. Média aritmética: um conceito prosaico e complexo. Anais do IX Seminário de Estatística Aplicada, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Editora Manole, 2005.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Elsevier Brasil, 2009.

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE SANTA CATARINA; SINDICATO DE HABITAÇÃO DE FLORIANOPOLIS; SINDICATO DE HABITAÇÃO DE TUBARÃO. – CREA. Manual do síndico: Manutenção Predial. 2.ed. Florianópolis, 2012. Disponível em:. Acesso em: 17 de outubro de 2019.

COSTA, Márcia da Silva. Terceirização/parceria e suas implicações no âmbito jurídico-sindical. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 1, p. 6-11, 1994.

CUNHA, Anderson Silveira da. Administração de condomínios: estudo em um condomínio catarinense. 2010. 85p. Monografia – Curso de Ciências Contábeis – Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SC.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS-DIEESE, O processo de terceirização e seus efeitos sobre os trabalhadores no brasil. 2003.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços-: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Amgh Editora, 2014.

FREITAS, Beatriz Teixeira de. ABEMD, Marketing direto no varejo. São Paulo, 2001.

GALDINO, Luciene de Lima; DA SILVA, Jucyara Gomes. Qualidade no atendimento ao cliente: um estudo de caso na empresa Marcelo Cabeleireiro e Cosméticos. Revista Gestão e Organizações, v. 3, n. 2, 2018.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. Editora Atlas SA, 2002.

GIRARDI, Dante Marciano. A importância da terceirização nas organizações. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 1, p. 23-31, 1999.

GONÇALVES, Helmer José. Fidelização de clientes. 2007.

HUBERT, Ivens Henrique. Condomínios Em Geral E Incorporações Imobiliárias. IESDE BRASIL SA, 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2018). Disponível em: . Acesso: 15 out. 2019.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2020). Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ponte-nova/panorama >. Acesso: 08 set. 2020.

KARPAT, Gabriel. Condomínio: orientações e prática. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

KOTLER, Philip; HAYES, Thomas; BLOOM, Paul N. Marketing professional services. Prentice Hall, 2002.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Fundamentos de marketing. Pearson Educación, 2003.

LABADESSA, Luciene Suzi; OLIVEIRA, Luciana Jardim de. A importância da qualidade no atendimento ao cliente: um estudo bibliográfico. Revista Fiar, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2012.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6. ed. Editora Atlas SA, 2000.

MENDES, Juliana Veiga; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas empresas: um confronto entre o referencial teórico e a prática empresarial. Gestão & Produção, v. 9, n. 3, p. 277-296, 2002.

PRIORE, Eduardo Roberto; VELOZO, Cláudia Rosa Moura; HIKAZUDANI, Paula Itiko; ANDRADE, Zuleide Rosa Moura A Importância do Planejamento e Orçamento: um estudo de caso sobre O uso da ferramenta de orçamento em um Condomínio. Revista ENIAC Pesquisa, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2015.

RÁU, Ana Cristina. Administração de condomínios. 1995. 36p. Monografia – Curso de Ciências Contábeis – Centro Sócio Econômico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SC.

SANTOS, Rafael Rodrigues. Administração de Condomínios: Uma análise da gestão da administração. Florianópolis. 2017.

SANTOS, Valdecir Nunes dos. Satisfação de clientes. 2008.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Como montar um serviço de administração de condomínios. Disponível em: Acesso em 17 de outubro de 2019.

SILVA, George Pimenta; COIMBRA, Ricardo Aquino. Satisfação dos moradores em relação aos serviços oferecidos pelo condomínio La Verne. Revista de Administração da UNI7, v. 2, n. 2, p. 129-159, 2018.

TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 9ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, v. 34, n. 2, 2005.

URDAN, André Torres; RODRIGUES, Arnaldo Rocha. O modelo do índice de satisfação do cliente norte-americano: um exame inicial no Brasil com equações estruturais. Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n. 3, p. 109-130, 1999.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de Serviços-: A Empresa com Foco no Cliente. AMGH Editora, 2014.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p67-93

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 604

Total de downloads do artigo: 324