Planejamento Governamental: Análise Metodológica na Prefeitura Municipal de Sousa-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v4n1p%25pResumo
O estudo teve como objetivo verificar como é elaborado o planejamento no município de Sousa-PB, buscando identificar as principais técnicas aplicadas ao processo de elaboração do planejamento municipal. Através da metodologia de estudo de caso foi possível fazer o reconhecimento e análise dos métodos e técnicas utilizados na elaboração e execução do planejamento no município, a situação atual do planejamento foi analisada através da aplicação de um questionário aos secretários da gestão vigente. O planejamento público é uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e para a gestão, uma vez que seu desenvolvimento de forma correta gera uma gestão eficiente e voltada para o interesse público. Sua elaboração e baseada em diversos dispositivos legais, e os instrumentos de planejamento são importantes para que haja um planejamento estruturado, assim como é importante a participação da sociedade para que as demandas da população possam ser atendidas. A partir desse estudo foi possível observar o grau de participação popular e legislativa na elaboração do planejamento, a metodologia aplicada, e o nível de capacitação dos responsáveis pelo planejamento, ficaram evidenciados que o planejamento é efetivo quanto a sua elaboração e execução, e que em geral a uma significativa participação da população e dos vereadores, que seu desenvolvimento é feito por profissionais capacitados em um setor especifico.Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto de. A experiência brasileira em planejamento econômico: uma síntese histórica. 2004.
AZEVEDO, Ricardo Rocha de; DE AQUINO, André Carlos Busanelli. O planejamento em municípios de pequeno porte em São Paulo. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 10, n. 26, p. 63-76, 2016.
BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal (2000). Lei complementar 101, de 4 de maio de 2000
BRASIL, Senado Federal do. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
CARDOSO JR, José Celso. Planejamento governamental e gestão pública no Brasil: elementos para ressignificar o debate e capacitar o Estado. Texto para Discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2011.
CAVALCANTE, Pedro Luiz. O Plano Plurianual: resultados da mais recente reforma do Planejamento e Orçamento no Brasil. Revista do serviço público, v. 58, n. 2, p. 129-150, 2014.
FRANCISCO, Jailton Gonçalves; FARIA, Maria Leonor Veiga; COSTA, Helder Gomes. Planejamento e orçamento públicos: uma revisão da literatura. III Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Rezende: Associação Educacional Dom Bosco, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4ª edição. Editora Atlas. São Paulo, 2002.
KEINERT, Tania Margarete Mezzomo. Planejamento governamental e políticas públicas: a estratégia" Cidades Saudáveis". Saúde e Sociedade, v. 6, n. 2, p. 55-64, 1997.
MORESI, Eduardo et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, p. 24, 2003.
PAGLIARUSSI, Marcelo Sanches; LOPES, Venina de A. Lei de responsabilidade fiscal e eficácia dos instrumentos orçamentários: um estudo exploratório na Prefeitura de Vitória. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. 2006.
PAULO, Luiz Fernando Arantes. O PPA como instrumento de planejamento e gestão estratégica. Revista do Serviço Público, v. 61, n. 2, p. 171-187, 2014.
PELLINI, Ana Maria. Os Sistemas de Planejamento, Execução e Controle da Gestão Pública-Uma Nova Proposta. Contexto, v. 3, n. 4, 2008.
PEREIRA, Claudia Fardin Soares. Experiências brasileiras em planejamento regional: uma síntese histórica. In: GOUVEIA, Leandro Carvalho de Almeida. LAGO, Josevaldo da Silva do (Org). Saberes Multidisciplinares vol 3., Lago. Salvador: JM Gráfica, 2014[A], p. 136
PEREIRA, Claudia Fardin Soares. Planejamento regional no Brasil: um breve relato histórico. In: GOUVEIA, Leandro Carvalho de Almeida. LAGO, Josevaldo da Silva do (Org). Saberes Multidisciplinares vol 2., Lago. Salvador: JM Gráfica, 2014[B], p. 162
PFEIFFER, Peter. Texto para discussão 37: planejamento estratégico municipal no Brasil: uma nova abordagem. 2000.
PROCOPIUCK, Mario et al. O Plano Plurianual Municipal no sistema de planejamento e orçamento brasileiro. Revista do Serviço Público, v. 58, n. 4, p. 397-415, 2014.
RAMOS, Magnólia Régia Gonçalves. Desafios da concretização do planejamento estratégico governamental em âmbito municipal. 2013.
REZENDE, Denis Alcides. MODELOS DE INTEGRAÇÃO NO PLANEJAMENTO MUNICIPAL: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE UM MUNICÍPIO PARANAENSE. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional-ISSN: 1679-1827, v. 4, n. 2, 2006.
SILVA, Maria Celoir Ferreira da; OLIVEIRA, LeonildaJandra de; PEREIRA, Keidiani. O Planejamento Público Como Instrumento de Gestão: Um Estudo na Prefeitura Municipal de Matupá-MT. Nativa-Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 5, n. 1, 2016.
SOUZA, Antônio Ricardo de. As trajetórias do planejamento governamental no Brasil: meio século de experiências na administração pública. Uniciências, v. 8, n. 1, 2015.
TONI, J. D. Planejamento e elaboração de projetos: um desafio para a gestão no setorpúblico. Porto Alegre: FDRH.[Links], 2003.
XEREZ, SEBASTIÃO REGIS DIAS. A evolução do orçamento público e seus instrumentos de planejamento. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza-CE, v. 1, n. 43, 2013.
WAINER, Jacques et al. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a Ciência da Computação. Atualização em informática, v. 1, p. 221-262, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.