Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19

Eline Dos Santos Silva

Instituto Federal do Piauí Brasil

Francisco Valdivino Rocha Lima

Docente no Instituto Federal do Piauí.

Elane dos Santos Silva Barroso Silva Barroso

Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC. Brasil

Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Laíse Do Nascimento Silva

Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC. Brasil

Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Ewerton Dos Santos Silva

Brasil

Resumo

O estudo investigou a presença da Síndrome de Burnout em professores da educação básica da cidade de Teresina, durante a pandemia da Covid-19. E procurou descrever os fatores que levaram os docentes a desenvolver a Síndrome de Burnout no contexto da pandemia, verificar se houve um aumento do adoecimento físico e mental dos docentes com o distanciamento social e comparar a prevalência dessa síndrome entre os docentes oriundos das instituições públicas e privadas. A pesquisa lançou mão de uma metodologia descritiva no qual participaram 61 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos, além de uma pergunta aberta. Através das análises constatou-se que os professores de Teresina se sentem mais esgotados, potencializados com a pandemia, sendo comprovado devido à alta taxa do nível de realização pessoal e decepção no trabalho. Considerando o caráter multifatorial da Síndrome de Burnout é essencial entender os aspectos laborais e psicossociais que podem estar correlacionados ao adoecimento, com a incorporação dos docentes em ações direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

 

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n4p178

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