Síndrome de Burnout em professores da educação básica de Teresina durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Eline Dos Santos Silva Instituto Federal do Piauí
  • Francisco Valdivino Rocha Lima Docente no Instituto Federal do Piauí.
  • Elane dos Santos Silva Barroso Silva Barroso Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
  • Laíse Do Nascimento Silva Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.
  • Ewerton Dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v7n4p178

Resumo

O estudo investigou a presença da Síndrome de Burnout em professores da educação básica da cidade de Teresina, durante a pandemia da Covid-19. E procurou descrever os fatores que levaram os docentes a desenvolver a Síndrome de Burnout no contexto da pandemia, verificar se houve um aumento do adoecimento físico e mental dos docentes com o distanciamento social e comparar a prevalência dessa síndrome entre os docentes oriundos das instituições públicas e privadas. A pesquisa lançou mão de uma metodologia descritiva no qual participaram 61 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos, além de uma pergunta aberta. Através das análises constatou-se que os professores de Teresina se sentem mais esgotados, potencializados com a pandemia, sendo comprovado devido à alta taxa do nível de realização pessoal e decepção no trabalho. Considerando o caráter multifatorial da Síndrome de Burnout é essencial entender os aspectos laborais e psicossociais que podem estar correlacionados ao adoecimento, com a incorporação dos docentes em ações direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

 

Biografia do Autor

Elane dos Santos Silva Barroso Silva Barroso, Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Docente no Instituto Federal do Piauí. Mestre Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Laíse Do Nascimento Silva, Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Mestranda Profissional em Administração e Controladoria Universidade Federal do Ceará- UFC.

Referências

ASSIS, F. B. Síndrome de Burnout: um estudo qualitativo sobre o trabalho docente e as possibilidades de adoecimento de três professores das series iniciais.2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

BAKKER, A. B.; COSTA, P. L. Burnout crônico e funcionamento diário: Uma análise teórica. Burnout Research, v. 1, n. 3, p. 112-119, 2014.

BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: o processo do adoecer pelo trabalho. Em: BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p.21-91.

BORGES, S. K., JUSTO, T., BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout em Profissionais de Maringá. Revista Eletrônica InterAção Psy, v. 1, n. 1, p.102-111, 2003.

BRASIL, LEI Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em: 03 set. de 2021.

BRASIL, PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em 03 set. de 2021

CARLOTTO, M. S.; PALAZZO, L. S. Síndrome de Burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, 22(5), 1017-1026, 2006.

CARLOTTO, M. S. In: PEREIRA, A. M. T. B. Síndrome de burnout e satisfação no trabalho: um estudo com professores universitários. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador 4ªed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

COSTA, F. R. P.; ROCHA, R. Resiliência em docentes: Análise das publicações no período de 2000 a 2012. Revista Ciências Humanas, v. 5, n. 1 e 2, 2012.

FORMIGHIERI, V. J. Burnout em Fisioterapeutas: Influência sobre a atividade de trabalho e bem-estar físico e psicológico. Dissertação (mestrado em engenharia de produção); Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social-7 ed. São Paulo:Atlas,2021

GIL-MONTE, P. El Síndrome de Quemarse por el Trabajo (Burnout): Una enfermedad laboral en la sociedad del binestar. Madrid: Ediciones Pirámide, 2005.

HERNÁNDEZ, Eva Garrosa; PEREIRA, Ana Maria Tereza Benevides; JIMÉNEZ, Bernardo Moreno; GONZÁLEZ, José Luis. Prevenção e Intervenção na Síndrome de Burnout: como prevenir (ou remediar) o processo de burnout. In: PEREIRA, Ana Maria Tereza. Benevides (org). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4ªed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

KARLA, S. TRAVERSINI, C. LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: Práxis Educativa (uepg.br). Acesso em 03 set. de 2021.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Cientifica- 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientifica- 8 ed. São Paulo:Atlas, 2019.

MASSA, L. D. B. et al. Síndrome de Burnout em professores universitários. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, n. 2, p. 180-189, 2016.

MICHAELIS. Mini-dicionário inglês-portugûes e portugûes-inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

MORENO-CORREA, S. M. Inovação educacional nos tempos do Coronavirus. Saudação Scientia Spiritus, v. 6, n. 1, p. 14-26, 2019.

OPAS/OMS. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Folha informativa- COVID-19, 2020. Disponível em: https:// www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 20/12/2021.

PEREIRA, A. M. T. B. Burnout: por quê? In: ______ (org). 272 Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4ªed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

RESK, S. S. Convivendo com o inimigo. Revista Psique Ciência & Vida, p. 27, 2011.

SILVA, C. M. G. D.; PIGNATTI, E. S. Relação entre saúde emocional e qualidade de vida no trabalho de professores universitários: revisão da literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 75058-75075, 2020.

SOUZA, W. C.; SILVA, A. M. M. A influência de fatores de personalidade e de organização do trabalho no burnout em profissionais de saúde. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 19, p. 37-48, 2002.

TAMAYO, M. R.; TRÓCCOLI, B.T. Construção e validação fatorial da Escala de Caracterização do Burnout (ECB). Estudos de Psicologia (Natal), v. 14, p. 213-221, 2009.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Recursos Humanos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)