TRANSFORMANDO SONHOS EM REALIDADE: A HISTÓRIA DE VIDA DAS MULHERES NO SEGMENTO DE MODA NO BRASIL

Ana Maria Oliveira Andrade

Graduada em Design de Moda, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Brasil

Graduada em Design de Moda, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI.

Marcos Antonio Cavalcante Oliveira Júnior

https://orcid.org/0000-0003-0630-4913 Professor do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí. Brasil

Mestrando em Geografia pelo Programa de Mestrado em Análise e Planejamento Espacial - MAPEPROF, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Atualmente é professor do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piauí.

Laíse Do Nascimento Silva

https://orcid.org/0000-0002-5512-5244 Graduação em Administração pelo Instituto Federal do Piauí. Brasil

Graduação no curso Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Piauí-Campus Piripiri. Ingressante do programa de mestrado Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Elane Dos Santos Silva Barroso

https://orcid.org/0000-0002-3055-3840. Professora efetiva do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piaui. Brasil

Mestre em Administração e Controladoria e Professora efetiva do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal do Piaui, ministrando as disciplinas da área de contabilidade.

Linnik Israel Lima Teixeira

https://orcid.org/0000-0002-5973-5373 Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Piaui - Campus Piripiri. Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (PPGA-FEA/USP), Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Piaui - Campus Piripiri.

Resumo

O aumento da participação feminina no mercado de trabalho permeia os diversos setores econômicos, com destaque para a área de moda no Brasil. Esta pesquisa analisa a trajetória de empresárias do setor, valendo-se de suas percepções e características que as conduziram à vida de empreendedoras do segmento em Piripiri, no Piauí, região Nordeste brasileira. O estudo adotou abordagem qualitativa e recorreu ao método de história de vida oral para atingir os objetivos da pesquisa, utilizando como instrumento para a coleta de dados a aplicação de entrevistas com 3 empreendedoras do segmento local. Constata-se que o processo de empreender depende: a) da identificação com o setor escolhido; b) do meio em que cada indivíduo está inserido, o que resultou na capacitação técnica de cada umas delas e colaborou para que pudessem ter uma visão empreendedora e assim fazer aquilo que tiveram como ideia se transformar em algo concreto e conquistar sua autonomia.

Texto completo:

Referências


ALPERSTEDT, G. D.; FERREIRA, J. B.; SERAFIM, M. C. Empreendedorismo feminino: dificuldades relatadas em história de vida. Revista de Ciências da Administração, v. 16, n. 40, p. 221-234, 2014.

BRANDÃO, A. M. Género, Empreendedorismo e Autonomização Profissional. Gestão e Sociedade, v. 13, n. 35, p. 2963-2991, 2019.

BRAUM, L. M.; L. M.; JORGE NASSIF, V. M. Características individuais e propensão ao empreendedorismo: Proposição de modelo teórico. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 3, 2019.

CLOSS, L.; ANTONELLO, C. S. História de Vida: Suas possibilidades para a investigação de processos de aprendizagem gerencial. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 10, n. 1, p. 105-137, 2012.

DORNELAS, J. C.A. Transformando ideias em negócios. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. --- 2° reimpressão.

FERREIRA, J. B.; LASSO, S. V.; MAINARDES, E. Características empreendedoras do produtor rural capixaba. Gestão & Regionalidade, v. 33, n. 99, p. 74-90, 2017.

FERNANDES, C. A. V.; SARTORI, R.; TENÓRIO, N. A Gestão do Conhecimento na Indústria da Moda: Um Estudo Exploratório da Inter-Relação do Método Projetual de 'Design' com O Ciclo de Meyer e Zack. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 9, n. 1, p. 154-168, 2019.

FLEURY, M. T. L. Liderança feminina no mercado de trabalho. GV - Executivo, v. 12, n. 1, janeiro-junho, 2013.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes/ Uwe Flick; tradução: Magda Lopes; revisão técnica: Dirceu da Silva. - Porto Alegre: Penso, 2013.

FREITAS, R. K.; TEIXEIRA, R. M. Identificação de Oportunidades Empreendedoras por Mulheres. Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 44, p. 81-108, 2016.

GEM-Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil 2016. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/GEM%20Nacional%20-%20web.pdf >. Acesso em: 25/02/2020.

GEM-Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo 2017. Disponível em: < http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/70d1237672d36de1ba87890e4cb251cc/$File/7737.pdf > Acesso: 20/02/2020.

GEM-Global Entrepreneurship Monitor. 2018. SEBRAE. Fascículo 1 - Manual do empresário. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/manual-do-empresario-gestao-depessoas,7e093c3ef3107410VgnVCM2000003c74010aRCRD > Acesso em: 22 de outubro de 2020.

GOUVÊA, A. B. C. T.; SILVEIRA, A.; MACHADO. H. P. V. Mulheres empreendedoras: compreensões do empreendedorismo e do exercício do papel desempenhado por homens e mulheres em organizações. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n.2, p. 32-54, 2013.

GOMES, A. F.; SANTOS, R. A.; SILVA, J. D. S. F.; SILVA, P. L. O.; BACELAR, A. S. Satisfação com o Trabalho e Dedicação ao Trabalho: Um Estudo com Empreendedoras no Interior Baiano. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. 3, p. 67-89, 2018.tecnologia da Informação. Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, p. 3-27, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2019. Disponível em: <<cidades.ibge.gov.br&gt>. Acesso em: 28/01/ 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010. Disponível em: <<cidades.ibge.gov.br&gt>. Acesso em: 07//06/ 2021.

IIZUKA, E. S. Produção acadêmica em empreendedorismo no Brasil: análise dos artigos aprovados nos eventos da Anpad entre 2001 e 2012. Administração: Ensino e Pesquisa-RAEP, v. 16, n. 4, p. 723-749, 2015.

DOS SANTOS LIMA, A. A.; DA HORA, A. L. F.; KELLERMANN, D.; MAIA, J. S.; DE CARVALHO, T. S. Massive Open Online Courses na Oferta de Ensino de Empreendedorismo e Sustentabilidade. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 2, p. 241-265, 2019.

LUKOSEVICIUS, A. P. Executar é preciso, planejar não é preciso: proposta de framework para projetos de pesquisa. RAEP –Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 1, p. 32-65, 2018.

MELO, M. C. O. L.; LOPES, A. L. M.; RODRIGUES, R. B. Gênero Feminino no Empreendedorismo de Sucesso em Minas Gerais: Estudo de Casos. Revista Organizações em Contexto, v. 12, n. 23, p. 143-172, 2016.

MELO, M. C. O. L.; LOPES, A. L. M. Empoderamento de mulheres gerentes: a construção de um modelo teórico de análise. Revista Gestão & Planejamento, v. 13, n. 3, p. 648-667, 2012.

MELO, M. R. S.; JESUS, D. L. N. Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades no cenário turístico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 6, n. 1, p. 111-128, 2018.

MICOZZI, A.; LUCARELLI, C. Heterogeneity in entrepreneurial intent: the role of gender across countries. International Journal of Gender and Entrepreneurship, v. 8, n. 2, p. 173-194, 2016.

PEREIRA, A.; MAIA, E.; REIS, D.; MARTINS, E.; FORNARI, M. Um estudo sobre empreendedorismo feminino em pequenas empresas em Pratápolis-MG. Revista Calafiori, v. 2, n. 1, p. 37-57, 2018.

PINHEIRO, R. G.; DE FARIA, A. C.; DO CARMO ROMEIRO, M.; DA SILVA, D. Características Empreendedoras de Empresas de Serviços Contábeis (ESCs) Paulistas: Análise com Modelagem de Equações Estruturais. Enfoque Reflexão Contábil, v. 37, n. 3, p. 149-166, 2018.

RAMADANI, V. The woman entrepreneur in Albania: an exploratory study on motivation, problems and success factors. Journal of Balkan & Near Eastern Studies, v. 17, n. 2, p. 204-221, 2015.

SANTOS, L. T.; DE OLIVEIRA BECHERI, J.; RIBEIRO, I.; DE OLIVEIRA, G.; LEME, P. H. M. V. Receitas a serem seguidas? Mapeamento sobre o Fenômeno 'Empreendedorismo de Palco' em Reportagens da Web. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 19, n. 2, p. 335-360, 2020.

TEIXEIRA, T. S.; ANDRADE, D. M.; DE CASTRO ALCÂNTARA, V.; DE OLIVEIRA, N. K. Inovação e Empreendedorismo: Um Caso no Setor Público. Revista Pretexto, v. 20, n. 1, p. 57-71, 2019.

VALE, G. M. V; SERAFIM. A. C. F; TEODÓSIO. A. S. S. Gênero, Imersão e Empreendedorismo: Sexo Frágil, Laços Fortes? RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, art. 4, p. 631-649, 2011.

VERGA, E.; SILVA, L. F. S. Empreendedorismo: evolução histórica, definições e abordagens. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 3, n. 3, p. 3-30, 2014.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n4p66-82

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 526

Total de downloads do artigo: 400