Saúde dos docentes das escolas municipais de Cáceres, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18265/2594-4355a2019v2n1p9-17Palavras-chave:
Afastamento, Docentes, Trabalho, Saúde.Resumo
As implicações para a saúde dos professores, diante das atuais formas de ser do trabalho educativo configuram um quadro problemático, que permeia desde o abandono da carreira até problemas de saúde, colocando em questão os sentidos do trabalho e a sua não realização. Tendo em vista a relevância da temática “os afastamentos de docentes por agravos a saúde” e os reflexos sociais, essa pesquisa teve como objetivo geral identificar as principais causas de afastamento de docentes das atividades laborais nas escolas de Cáceres, Mato Grosso - Brasil, que estejam relacionadas às condições de saúde, a partir da Classificação Internacional de Doenças – CID 10 entre os anos de 2015 e 2018. Para que pudéssemos identificar as causas dos afastamentos docentes adotamos como procedimento técnico a pesquisa documental. As informações necessárias ao desenvolvimento do estudo foram coletadas por meio de atestados médicos, documento este que pode transcrever a causa de afastamento do docente das suas atividades laborais. O aprofundamento das análises foi realizado em trezentos e noventa e seis afastamentos e quatrocentos e noventa e dois registros da CID 10. Debruçamo-nos nas classificações que apareceram com maior frequência, como as das letras F com noventa e um registros, as da letra M com cento e vinte e seis que representam, respectivamente, transtornos mentais e comportamentais e doenças ou problemas relacionados ao sistema musculoesquelético e tecido conjuntivo. Os resultados das análises de afastamentos de docentes das escolas cacerenses alertam para problemas corriqueiros de afastamento de docentes também em outros locais do país.
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