Saúde dos docentes das escolas municipais de Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Fernanda Heloisa de Mello

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Brasil

Daniele Helena da Silva

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Brasil

Resumo

As implicações para a saúde dos professores, diante das atuais formas de ser do trabalho educativo configuram um quadro problemático, que permeia desde o abandono da carreira até problemas de saúde, colocando em questão os sentidos do trabalho e a sua não realização. Tendo em vista a relevância da temática “os afastamentos de docentes por agravos a saúde” e os reflexos sociais, essa pesquisa teve como objetivo geral identificar as principais causas de afastamento de docentes das atividades laborais nas escolas de Cáceres, Mato Grosso - Brasil, que estejam relacionadas às condições de saúde, a partir da Classificação Internacional de Doenças – CID 10 entre os anos de 2015 e 2018. Para que pudéssemos identificar as causas dos afastamentos docentes adotamos como procedimento técnico a pesquisa documental. As informações necessárias ao desenvolvimento do estudo foram coletadas por meio de atestados médicos, documento este que pode transcrever a causa de afastamento do docente das suas atividades laborais. O aprofundamento das análises foi realizado em trezentos e noventa e seis afastamentos e quatrocentos e noventa e dois registros da CID 10. Debruçamo-nos nas classificações que apareceram com maior frequência, como as das letras F com noventa e um registros, as da letra M com cento e vinte e seis que representam, respectivamente, transtornos mentais e comportamentais e doenças ou problemas relacionados ao sistema musculoesquelético e tecido conjuntivo. Os resultados das análises de afastamentos de docentes das escolas cacerenses alertam para problemas corriqueiros de afastamento de docentes também em outros locais do país. 

Palavras-chave


Afastamento; Docentes; Trabalho; Saúde.


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2019v2n1p9-17

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