Gerenciamento de riscos com a matriz SWOT em empresa de pequeno porte

Wanda Lemos Paixao Nogueira

http://lattes.cnpq.br/6330503314995838 universidade Estadual do Amazonas Brasil

Mestrado em Ciências Ambientais (UFAM, 2013-2015); Finalista de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UEA-2016-2017); Especialista de Engenharia da Qualidade (UCAM, 2015-2016). Graduada em Engenharia Florestal (UFAM, 2009-2012) e Teologia (FAEETAM, 2010-2012);

Profissional com vasta experiência em Normatização/Consultoria de Gestão Ambiental, Qualidade e Saúde & Segurança ocupacional que atua como: Gerente de SGI em uma indústria de pequeno porte; Docente na Universidade Paulista (Disciplinas de Qualidade e Segurança do trabalho) e Consultora especialista independente.

Cheila Santos de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/9239904386689589 universidade Estadual do Amazonas Brasil

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (2001), especialização em Engenharia Segurança Trabalho, mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Atualmente é consultora em Sistemas de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

Joaquim Nogueira da Silva Neto

http://lattes.cnpq.br/7682722719939286 Universidade Estadual do Amazonas Brasil

Administrador formado em 2005 pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Com especialização em Logistica pela Universidade do Estado do Amazonas (2012). Atuando à cerca de 12 anos em organizações do terceiro setor como gerente administrativo e atualmente como professor susbstituto da Universidade Federal do Amazonas para as disciplinas de administração e administração financeira.

Resumo

Em se tratando de gestão de riscos, além da norma de gerenciamento de riscos (NBR ISO 31010:2009), a nova versão da norma de gestão da qualidade, a NBR ISO 9001:2015 consolidou a necessidade de se gerenciar os riscos organizacionais como forma de garantir um controle efetivo dos fatores que podem inviabilizar a sustentabilidade do negócio, dentre eles as condições inseguras no ambiente de trabalho. Considerando assim a necessidade de se estabelecer uma ferramenta que permita um diagnóstico dos principais riscos da organização, este trabalho buscou direcionar para a oportunidade de uso da Matriz SWOT como forma de gerenciar os riscos que afetam o ambiente organizacional e estabelecer um Programa de Gerenciamento de Risco que permita o estabelecimento o Plano de atendimento à emergência (PAE) e outras medidas de controle que evitem impactos negativos à saúde dos trabalhadores e por sua vez também afetem indiretamente a sustentabilidade do negócio. Desse modo, realizou-se uma análise dos fatores internos e externos que impactavam os processos de uma indústria de pequeno porte do ramo gráfico sendo possível notar o sucesso no uso da matriz SWOT para garantir o detalhamento do ambiente organizacional a qual permitiu o estabelecimento de metas e da estratégia organizacional, antecipando situações de riscos e mitigando possíveis impactos de forma a garantir à organização explorar ao máximo as oportunidades que o mercado oferece.

Palavras-chave


Gestão Estratégica. Sistema de Gestão Integrado. Gerenciamento de Riscos. Matriz SWOT.


Texto completo:

Referências


ALVES T. L.; ALBANO C. S.; SANTOS, C. O. Planejamento estratégico em micro e pequenas empresas, a viabilidade da utilização da matriz SWOT. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. v. 6, nº.2, 2014.

ARAÚJO S. PEREIRA DE; FRANÇA S. L. B. Análise de fatores críticos de sucesso no processo de implantação do sistema de gestão integrado em empresa de característica familiar de pequeno porte. XI congresso nacional de excelência em gestão. In XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 31010 – Gestão de riscos- Técnicas para o processo de avaliação de riscos. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

BARALDI, P. Gerenciamento de riscos empresariais: a gestão de oportunidades, a avaliação de riscos e a criação de controles internos nas decisões empresariais. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

BERTÃO A. F. R; CUTRIM, S.S.; MATOS, H.T de. Identificação e análise qualitativa de riscos relacionados à implantação do projeto da refinaria premium e da Petrobras em Bacabeira - MA. Anais do III SINGEP e II S2IS – São Paulo – SP – Brasil – 2014.

CERVIR; STADLER H; MARQUES F.C; BORTOLINI L. C; JUNIOR C. J. Diretrizes para implementação de sistemas de gestão de saúde e segurança no trabalho na indústria da construção civil. Anais do XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.Ed. São Paulo: Manole, 2014.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DAROIT, D. J.; FEIL. A. A. Modelo de gestão de riscos em uma prestadora de serviços (Risk management model in a service provider. Rev. Ciênc. Administração, Fortaleza, v. 22, nº.2, p. 637-668, jul./dez. 2016

DEMING, E. Qualidade: a revolução na administração. São Paulo: Marques-Saraiva, 1999.

FÁVERI R. de; SILVA A. da. Método GUT aplicado à gestão de risco de desastres: uma ferramenta de auxílio para hierarquização de riscos. Revista Ordem Pública. v. 9, nº.1, 2016.

FORTES, F. S. D. Influência do Gerenciamento de Riscos no Processo Decisório: Análise de Casos. Dissertação (mestrado) - Departamento de Engenharia Naval e Oceânica/Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

GOMES L. G. S. Reavaliação e melhoria dos processos de beneficiamento de não tecidos com base em reclamações de clientes. Revista Cientifica Eletrônica de Engenharia de Produção. UFSC - Florianópolis – SC – Brasil. v.6 n.2, 2006.

HOYLER, S. Manual de Relações Industriais. São Paulo: Pioneira, 1970.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica: competitividade e globalização. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

METZGERA, V.; RIBAS, F. T. Diagnóstico organizacional da empresa florauto comércio de veículos Ltda. In: II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. Caxias do Sul – RS, 2014.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PALADINI, E. P. Gestão estratégica da qualidade: Princípios, métodos e processos. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, F. A; VEIGA, W. E. Contabilidade com ênfase em Micro, Pequenas e Médias Empresas. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014

SANTOS, M. C.; FERNANDES, M. E. B. A. A ferramenta analise SWOT no processo de formulação das ações estratégicas nas pequenas empresas. Um estudo de caso na empresa empreiteira Magnu jd São Paulo Ltda. Revista FATEC Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Vol. 2, nº. 2, ano 2015.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p23-31

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3957

Total de downloads do artigo: 12146