Estresse em docentes do ensino fundamental no município de Boa Ventura - PB

Deyse Morgana das Neves Correia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Pedagoga, Doutora em Educação, professora da UC de Didática

Manuela Laurentino Diniz

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Tecnóloga em Segurança no Trabalho, pós-graduanda em Higiene Ocupacional

Marcos Islânio Carvalho Leite

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Tecnólogo em Segurança no Trabalho, pós-graduando em Higiene Ocupacional

Resumo

O presente texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa fomentada pelo PIBICT/IFPB sobre o estresse na rotina diária do professor. Por ser um fator prejudicial à sua saúde, pode acarretar problemas de ordem física, psíquica e/ou social. Levando em consideração tais questões, o estudo sobre o estresse se faz necessário, uma vez que estes problemas interferem na prática de ensino e, consequentemente, na qualidade da educação. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar as causas e consequências do estresse em docentes de uma escola pública de Ensino Fundamental localizada no município de Boa Ventura - PB. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos teóricos para subsidiar as análises dos dados produzidos na pesquisa de campo, que aplicou questionários e realizou entrevistas semiestruturadas com dez professores da instituição. Como resultado da análise dos dados, verificou-se dentre outras questões, que as condições de trabalho mais estressantes são: ritmo de trabalho intenso e acúmulo de trabalho em horário extra (100%) e trabalho monótono e repetitivo (70%). Dentre os principais sinais e sintomas sentidos pelos professores constatou-se: nervosismo (90%), dificuldade de tomar decisões (60%), dores de cabeça frequentes, sensibilidade e insônia (50%) e até ideia de suicídio (10%). Diante dos fatos apresentados, conclui-se que as condições inadequadas de trabalho contribuem diretamente para o desencadeamento de sintomas de estresse e por isso, merecem atenção e intervenção.

Palavras-chave


Docentes. Condições de trabalho. Estresse. Saúde.


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p32-37

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