Estresse em docentes do ensino fundamental no município de Boa Ventura - PB
Resumo
O presente texto apresenta reflexões resultantes de pesquisa fomentada pelo PIBICT/IFPB sobre o estresse na rotina diária do professor. Por ser um fator prejudicial à sua saúde, pode acarretar problemas de ordem física, psíquica e/ou social. Levando em consideração tais questões, o estudo sobre o estresse se faz necessário, uma vez que estes problemas interferem na prática de ensino e, consequentemente, na qualidade da educação. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar as causas e consequências do estresse em docentes de uma escola pública de Ensino Fundamental localizada no município de Boa Ventura - PB. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos teóricos para subsidiar as análises dos dados produzidos na pesquisa de campo, que aplicou questionários e realizou entrevistas semiestruturadas com dez professores da instituição. Como resultado da análise dos dados, verificou-se dentre outras questões, que as condições de trabalho mais estressantes são: ritmo de trabalho intenso e acúmulo de trabalho em horário extra (100%) e trabalho monótono e repetitivo (70%). Dentre os principais sinais e sintomas sentidos pelos professores constatou-se: nervosismo (90%), dificuldade de tomar decisões (60%), dores de cabeça frequentes, sensibilidade e insônia (50%) e até ideia de suicídio (10%). Diante dos fatos apresentados, conclui-se que as condições inadequadas de trabalho contribuem diretamente para o desencadeamento de sintomas de estresse e por isso, merecem atenção e intervenção.
Palavras-chave
Docentes. Condições de trabalho. Estresse. Saúde.
Texto completo:
Referências
ARAÚJO, T. M. & CARVALHO; F. M. Condições de trabalho docente e saúde na Bahia: estudos epidemiológicos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº. 107, mai./ago. 2009.
ASSUNÇÃO, A. Á. & OLIVEIRA, D. A. Intensificação do trabalho e saúde dos professores. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº. 107, mai./ago., 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BORSOI, I. C. F. Da relação entre trabalho e saúde à relação entre trabalho e saúde mental. Psicologia & Sociedade, v. 19, Edição Especial nº. 1, 2007.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Secretaria de Política Econômica. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio: Pnad 2012. 2013.
CONTAIFER, T. R. C. et al. Estresse em professores universitários da área de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 24, nº. 2, ago., 2003.
LIBERATO, H. L, et al. Estresse no Trabalho.2000. Monografia (Especialização) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
LIMONGI-FRANÇA, A. C. Psicologia do Trabalho: psicossomática, valores e práticas organizacionais. São Paulo: Saraiva, 2008.
MARTINS, M. G. T. Sintomas de stress em professores brasileiros. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 10, 2007.
PACANARO, S. V.; SANTOS, A. A. A. Avaliação do Estresse no Contexto Educacional: análise de produção de artigos científicos. 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2013.
PINOTTI, S. A. G. Stress no professor: fontes e estratégias de controle. Revista Uniara, nº. 17/18, 2005/2006.
SAMPAIO, M. M. F. & MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, nº. 89, set./dez. 2004.
VIEIRA, H. P. Estresse ocupacional, Síndrome de Burnout e Hardiness em Professores de Colégio Militar. 2007. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, 2007.
Visitas a este artigo: 2503
Total de downloads do artigo: 898