Avaliação da capacidade para o trabalho em docentes

Alex Wagner Mendes Cardoso

Brasil

Lilian Azevado da Silva

Brasil

Jefferson Nunes de Amorim

Brasil

John Lincoln Marques Batista

Brasil

Fagner Guedes Silva

Brasil

Hanne Alves Bakke

Brasil

Resumo

Os professores são essenciais para formar cidadãos, mas têm sido acometidos com problemas de saúde devido à exposição a riscos em sua atividade, comprometendo sua capacidade para o trabalho. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade para o trabalho entre professores de uma instituição da rede federal e da municipal (fundamental II) de um município do sertão paraibano. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa transversal, cujos dados foram coletados por dois questionários (sociodemográfico e índice de capacidade para o trabalho – ICT) com 120 professores de uma cidade do interior da Paraíba. Os dados foram analisados com estatística descritiva, bem como com o teste t para amostras independentes e correlação de Spearmann. Participaram do estudo 120 professores, dos quais 33 eram de uma instituição federal e 87 de escolas municipais de ensino fundamental II. Houve diferença significativa entre os sexos, assim como uma associação negativa com o tempo de docência. Não houve diferença entre o tipo de instituição e o tipo de vínculo. Aproximadamente 70% dos professores estavam entre boa e ótima capacidade, não havendo diferença entre as redes. As professoras apresentaram menor capacidade para o trabalho, assim como aqueles que tinham maior tempo na docência.

Palavras-chave


Avaliação da capacidade de trabalho. Saúde do trabalhador. Docentes.


Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2594-4355a2017v1n1p01-06

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