Avaliação da capacidade para o trabalho em docentes
Resumo
Os professores são essenciais para formar cidadãos, mas têm sido acometidos com problemas de saúde devido à exposição a riscos em sua atividade, comprometendo sua capacidade para o trabalho. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade para o trabalho entre professores de uma instituição da rede federal e da municipal (fundamental II) de um município do sertão paraibano. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa transversal, cujos dados foram coletados por dois questionários (sociodemográfico e índice de capacidade para o trabalho – ICT) com 120 professores de uma cidade do interior da Paraíba. Os dados foram analisados com estatística descritiva, bem como com o teste t para amostras independentes e correlação de Spearmann. Participaram do estudo 120 professores, dos quais 33 eram de uma instituição federal e 87 de escolas municipais de ensino fundamental II. Houve diferença significativa entre os sexos, assim como uma associação negativa com o tempo de docência. Não houve diferença entre o tipo de instituição e o tipo de vínculo. Aproximadamente 70% dos professores estavam entre boa e ótima capacidade, não havendo diferença entre as redes. As professoras apresentaram menor capacidade para o trabalho, assim como aqueles que tinham maior tempo na docência.
Palavras-chave
Avaliação da capacidade de trabalho. Saúde do trabalhador. Docentes.
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