Diretrizes para o planejamento de saúde e segurança do trabalho nas futuras instalações de uma fábrica de velas
Resumo
Resumo: Muitas vezes, os projetos de uma nova fábrica deixam lacunas no sistema de saúde e segurança do trabalho a serem enfrentadas apenas após a implantação do processo produtivo, ocasionando o surgimento de riscos ocupacionais que expõem os trabalhadores a situações de ocorrências de acidentes e doenças, sendo necessária, geralmente, uma intervenção para solucionar tais problemas que implicam, entre outros males, em custos adicionais. É nesse contexto que o presente trabalho propôs a elaboração de diretrizes de saúde e segurança por meio da antecipação de riscos, específica para uma nova instalação industrial de produção de velas, localizada na região do Cariri cearense. O estudo foi baseado, por um lado, em dados presentes na literatura pertinente, e em outro, em visitas a unidades similares em funcionamento. Como resultados, foi possível prever preliminarmente questões importantes com relação aos sistemas de proteção contra incêndios, a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) básicos, as rotinas das tarefas e parâmetros para os ambientes de trabalho. Desta forma, este estudo possibilitou desenvolver contribuições para a melhoria da combinação entre layout, ergonomia e segurança do trabalho, no projeto de instalações industriais.
Palavras-chave
Antecipação de Riscos. Saúde e Segurança do Trabalho. Indústria de Velas.
Texto completo:
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnica. NBR 12693: Sistemas de proteção por extintores de incêndio. Rio de Janeiro, 1993.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnica. NBR 5413: Iluminância de interiores. Rio de Janeiro, 1992.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 9: Programa de prevenção de riscos ambientais. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2016.
KROEMER, K. H. E; GRANDJEAN, E. Manual de ergonomia adaptando o trabalho ao homem. 5. ed. – Porto Alegre : Bookman, 2007.
OIT. Organização Internacional do Trabalho. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: um instrumento para uma melhoria contínua. Tradução: WWF - World Wide Funds, Revisão técnica: Luís Rodrigues (ACT), 2011. Disponível em: < http://www.dnpst.eu/uploads/relatorios/relatorio_oit_2011_miolo.pdf>. Acesso em: 02 out. 2016.
_____. Diretrizes sobre sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho. Tradução: Gilmar da Cunha Trivelato. São Paulo: Fundacentro, 2005. p.13- 41. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2016.
Visitas a este artigo: 3067
Total de downloads do artigo: 2385