GÊNERO E QUESTÕES ÉTNICAS EM SORTES DE VILLAMOR: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO RECEPCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.35512/ras.v6i2.6515Resumo
Sabe-se que o livro didático do modo como é estruturado atualmente ainda fragmenta a leitura da obra literária e a utiliza como pretexto para o ensino da gramática. O presente trabalho tem como objetivo primordial apresentar uma proposta de método de leitura de Sortes de Villamor, de Nilma Lacerda (2010) pensado para o público-alvo do 9º ano do ensino fundamental tendo como proposta de abordagem o Método Recepcional. O principal objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma prática de ensino de literatura que contemple a sua função humanizadora (CANDIDO, 2004), numa tentativa de minimizar os efeitos da escolarização da literatura (SOARES, 1999) com uma proposta que contemple a complexidade da obra literária e construa leitores críticos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual realizou-se um recorte teórico específico do método idealizado por Hans Robert Jauss (apud AGUIAR; BORDINI, 1988), o qual inaugurou convenções estético-ideológicas que ampliaram o leque de possibilidades sobre a produção/recepção de um texto. Os resultados esperados com a execução do projeto é de mostrar direcionamentos para uma prática de leitura que possibilite a reflexão mútua do professor e do aluno tanto sobre os conhecimentos construídos no percurso, quanto acerca dos percursos pelos quais o processo pedagógico ocorreu. Pôde-se concluir que método utilizado nessa proposta reflete um grande interesse em considerar o ponto de vista do leitor em relação ao texto literário, que preza também pelo despertar da sensibilidade deste leitor em todas as “etapas” do método gerada pela constante interlocução entre a obra apresentada e outras vias artísticas, entre as vivências anteriores, entre o que é compartilhado socialmente no grupo em que está inserido, entre os diferentes contextos. Fica evidente a atitude participativa e, portanto, ativa do aluno, sendo este entendido como sujeito social ao qual é dado voz para problematização, reflexão e reconstrução contínua dos sentidos imbuídos nas obras literárias. Portanto, o trabalho mostra-se relevante por possibilitar a aplicação do referido método de abordagem do texto literário com outras obras e em diferentes níveis de ensino.
Palavras-chave: Método Recepcional, Literatura, Ensino.
Referências
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