LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E FEMINICÍDIO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE LEITURA DO CONTO “ALICE ESTÁ MORTA”, DE MIRIAN ALVES
DOI:
https://doi.org/10.35512/ras.v6i2.6512Resumo
A literatura afro-brasileira de autoria feminina permite que as mulheres negras silenciadas possam falar por si mesmas, com uma escrita própria sobre questões vividas como violência, opressão e preconceitos. Essas autoras rompem os muros das discriminações sobre gênero e etnia e ocupam o lugar de direito da mulher negra tanto na literatura quanto na epistemologia. Contudo, sabe-se que, apesar de sua importância na formação de sujeitos socialmente críticos e atuantes, a literatura afro-brasileira pouco tem sido abordada nas instituições de ensino no Brasil, e o trabalho com a leitura de obras literárias de autoras afrodescendentes costuma ser posposto. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática que aborda a literatura afro-brasileira de autoria feminina, tendo em vista as contribuições para formação de leitores e leitoras na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em torno da temática feminicídio no conto “Alice está morta”, de Mirian Alves. Em relação ao processo metodológico, utilizamos para elaboração da proposta didática o método do letramento literário e optamos pela pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa com enfoque interpretativo, tendo como fundamentação teórica autores referenciados, tais como: Ribeiro (2019), Carneiro (2003), Lajolo (1993), Alves (2011), Cosson (2006). Como resultados obtidos, a pesquisa nos autoriza a pontuar a importância da literatura afro-brasileira de autoria feminina nas escolas, com destaque para reflexões sobre a violência contra a mulher negra, sendo uma forma de combater as discriminações, desigualdades e preconceitos presentes na sociedade brasileira. Além disso, esse estudo nos conduz ao engamento em prol de ações que favoreçam a formação leitora no espaço escolar da EJA.
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira. Miriam Alves. Feminicídio.
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