DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Authors

  • Gabriel Fernandes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.
  • Erick Bandeira Félix Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.
  • João Victor Morais do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.
  • Samuel Lira da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.
  • Juan Pablo Batista de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.
  • Fernanda de Oliveira Silva Prefeitura Municipal de Sousa, Sousa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v7i4.8188

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física em sua prática pedagógica. Caracteriza-se como um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são três professoras de Educação Física de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Sousa, na Paraíba. O instrumento utilizado neste estudo foi um questionário online, criado por meio da ferramenta Google Forms, disponível no conjunto de ferramentas do Google. Esse questionário foi enviado às professoras por e-mail e também por aplicativos de mensagens instantâneas. A recusa em responder ao questionário foi considerada critério de exclusão da pesquisa. As perguntas foram formuladas com base nas experiências vivenciadas pelos próprios alunos durante sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na instituição pesquisada, alinhadas com os objetivos do estudo. Os resultados obtidos indicam a falta de espaços adequados para a realização das atividades físicas, bem como a insuficiência de materiais fornecidos pela prefeitura e o desinteresse de alguns alunos em determinadas atividades, tanto práticas quanto teóricas. Portanto, as dificuldades enfrentadas pelos docentes de Educação Física no cotidiano escolar são evidentes, tornando essencial a intervenção da equipe gestora e de todos os membros da comunidade escolar. Essa intervenção deve visar a aplicação de novas metodologias de ensino, alinhadas com os temas abordados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que utilizem abordagens práticas, didáticas e inovadoras, tornando as aulas mais atrativas para os alunos. Dessa forma, os alunos poderão compreender a Educação Física como uma disciplina importante para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Author Biographies

Erick Bandeira Félix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

João Victor Morais do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Samuel Lira da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Juan Pablo Batista de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Sousa, PB, Brasil.

Fernanda de Oliveira Silva, Prefeitura Municipal de Sousa, Sousa, PB, Brasil

Prefeitura Municipal de Sousa, Sousa, PB, Brasil

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Published

2023-11-28

Issue

Section

II SIMPEL 2023 - RESUMO EXPANDIDO

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