EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE SOUSA-PB

Gabriel Fernandes Pereira

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa Brasil

Jhonatan Alves Vieira

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa Brasil

Samuel Lira da Silva Barbosa

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa Brasil

Romilton Victal Gomes

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa Brasil

Margysa Thaymmara Bezerra Rosas

Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus Sousa Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO  É compreendido que as habilidades motoras estão presentes em grande parte do dia-a-dia das pessoas, seja dirigindo um carro, digitando uma carta, escovando os dentes ou, até mesmo, num simples caminhar. Contudo, as pessoas não conseguiriam executar todas essas habilidades com eficiência sem que antes tivessem passado por certo período de prática. Por isso, pode-se dizer que a prática é um elemento fundamental para que ocorra a aprendizagem de habilidades motoras.  OBJETIVOS; As intervenções tiveram como objetivo  mostrar as diversas situações das escolas públicas, como é possível ter uma adaptação dos esportes poucos conhecidos pelos alunos e principalmente mostrar as habilidades motoras com a ajuda do badminton, que através dos fundamentos passados ficou bem mais fácil de identificar as habilidades motoras, como o pegar, arremessar, receber, rebater, entre outras que foram possíveis de serem identificadas.
METODOLOGIA:  No primeiro momento da aula a ser ministrada, iniciaremos com uma pequena introdução sobre o esporte a ser trabalhado, as regras básicas e demonstração dos equipamentos e as dimensões da quadra a ser jogada. Em uma segunda parte será trabalhado as habilidades motoras em seguida com a parte pratica da atividade, como: aquecimento com trabalho de mobilidade e estabilidade uniarticular e uma leve corrida em volta da quadra, reconhecimento da quadra e dos matérias (raquete, peteca, rede), e depois iniciaremos um processo de repetições de jogadas , e a ultima parte da aula será utilizado  para   o jogo entre os discentes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência foi única para cada integrante do grupo, pois durante cada atividade foi observado a alegria no rosto de cada discente ali presente, foi observado também a competividade entre eles, todos muito empenhados com as brincadeiras, em busca da vitória, mas também avia alunos tristes e desmotivados devido ao medo de encarar a prática diante de possíveis julgamentos dos colegas. Com muita insistência conseguimos convencê-los a participar da atividade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concordamos que os futuros professores constroem sua profissão a partir da prática de ensino, devido a ser a nossa primeira aula nas escolas, devemos aperfeiçoar as nossas praticas como futuros profissionais, portanto, em relação a esse ponto, nossos objetivos foram alcançados, devido a pouca pratica e experiência, e pelo esforço apresentado por todos.

 

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i1.5120

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 669

Total de downloads do artigo: 397