ANÁLISE DE PARADIDÁTICOS COM A TEMÁTICA DOS SOLOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Fabrício Batista de Sousa Batista Batista UEPB
  • Thiago Costa Ferreira Costa Costa UEPB

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v7i1.7273

Abstract

Para a realização da proposta de ensino em ciências, para alunos do ensino fundamental, pode ser realizada por meio da integração de conhecimentos integradores que visam recategorizar e assim ligar os conhecimentos no âmbito educacional. Haja vista a real e inerente complexidade do sistema encontrado em nosso sistema de ensino, uma vez que muitas vezes o ensino tem como única finalidade o plano da funcionalidade. Sendo assim, mediante esses fatos descritos, dentro do escopo paradidático, existe em educação ambiental, a importância da exposição de conhecimentos educacionais sobre os solos. Neste sentido, ligando todas as informações destas perspectivas referidas, este manuscrito tem como objetivo analisar livros paradidáticos para a educação infantil com a temática dos solos em sua conjuntura. O corpus da nossa pesquisa são os paradidáticos: “A casa da vida: Eu sou um solo vivo”, de Capeche, Stuchi e Pagliacci (2021); “Minhoca Milu: A natureza está onde você pisa”, de Conceição e Oliveira (2021); “O solo está vivo”,de Vanz et al. (2021). Com isso, nosso trabalho contribui de forma efetiva para o processo de visibilidade da temática ambiental sobre o reconhecimento do solo, sobretudo na importância de seus espaços no ambiente escolar, como também traz um aporte bibliográfico para docentes que não conheciam as obras selecionadas.

 

Author Biography

Fabrício Batista de Sousa Batista Batista, UEPB

Mestre pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade pela da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, com linha de pesquisa em Literatura, Memória e Estudos culturais e graduado em Letras - Português/ Francês pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Atualmente exerce o cargo de professor na Escola Municipal Nossa Senhora dos Milagres no município de São João do Cariri-PB.

References

REFERÊNCIAS

BAKHTIN M (Volochinov). Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

CAPECHE, Claudio Lucas. STUCHI Capeche; FRANCO, Claudio Lucas; PAGLIACCI, Julia Milena Pessoa. A casa da vida: eu sou um solo vivo /, – Brasília, DF : Embrapa, 2021.

CONCEIÇÃO, Fabiana da 1.ed. Minhoca Milu: a natureza está onde você pisa! [livro eletrônico] / Fabiana da Conceição, Rosália Sanábio de Oliveira. – 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.

VANZ, A.; DA SILVA, E.B.; WILDNER, L. DO P.; PASSOS, J. DE S.; LANZNASTER, L.C.; CARDOSO, L.P. DE M.; HAVERROTH, C. O solo está vivo. Florianópolis, SC: Epagri, 2021.

SANTOS, J.V. Observar, conhecer e integrar. Passos para uma ecologia da vida. IHU ONLINE, 2016. Disponível em <https://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/6445-ana-maria-primavesi> e acesso em 31.08.22

FREITAS, Araci; MASCARENHAS, Suely Aparecida. Uma revisão bibliográfica sobre livros paradidáticos para o conhecimento científico no ensino Fundamental I. Concilium, v. 22, 2022.

SALOMÃO, Vera; RIBON, Adriana; SOUZA, Ivanilda. O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 34, 2020.

CAPORAL, Francisco Roberto. Transição Agroecológica e o papel da Extensão Rural. Extensão Rural, Santa Maria, v. 27, n. 3, p. 7-19, 2020.

KNABBEN, Virgínia Mendonça. A importância do conhecimento e do manejo biológico do solo tropical para a agroecologia sob a perspectiva de Ana Maria Primavesi. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, v. 2, n. 2, p. 190-190, 2020.

Published

2023-04-21

Issue

Section

II SIMPA 2022