ANÁLISE DA COLEÇÃO “CONHECENDO A VIDA DO SOLO” PARA AÇÕES EM EDUCAÇÃO EM SOLOS E AGROECOLOGIA

Fabrício Batista de Sousa Batista Batista

Thiago Costa Ferreira Costa

Resumo

A possibilidade de realização de uma educação contextualizada, para o ensino fundamental, possibilita a promoção cognitiva do corpo discente em termos do reconhecimento da natureza, assim, sendo parte integrante do cotidiano, o que o torna uma prática pedagógica importante. Neste sentido, ferramentas que sejam meios facilitadores desta proposta são importantes para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em ambientes escolares. O uso de cartilhas informativas, como materiais didáticos, dentro do contexto escolar, são grande valia para alfabetização científica dos alunos, pois possuem um grande papel de conscientização do seu público-alvo de forma clara e objetiva sobre determinado assunto.Neste sentido, este manuscrito tem como objetivo analisar a coleção Conhecendo a vida do solo, para ações em educação em Solos e Agroecologia. As obras foram publicadas em 2017 pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Texto completo:

Referências


BALLA, João Vitor Quintas. et al. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 9, n. 2, set. 2014.

BERNARDI, L. F. de O. et al. Mesofauna. TOMA, M. A.; BOAS, R. C. V.; MOREIRA, F. M. de (Ed.). Conhecendo a vida do solo. v.3. Editora UFLA: Lavras, 2017. 32p.

CAPORAL, Francisco Roberto. Transição Agroecológica e o papel da Extensão Rural. Extensão Rural, Santa Maria, v. 27, n. 3, p. 7-19, 2020.

CARVALHO, F. de et al. Micro-organismos. TOMA, M. A.; BOAS, R. C. V.; MOREIRA, F. M. de (Ed.). Conhecendo a vida do solo. v.5. Editora UFLA: Lavras, 2017. 24p.

CARVALHO, F. de; TULLER, J.; MAIA, L. F. Ecologia. TOMA, M. A.; BOAS, R. C. V.; MOREIRA, F. M. de (Ed.). Conhecendo a vida do solo. v.6. Editora UFLA: Lavras, 2017. 20p.

FILGUEIRAS, C. C. et al. Microfauna. TOMA, M. A.; BOAS, R. C. V.; MOREIRA, F. M. de (Ed.). Conhecendo a vida do solo. v.4. Editora UFLA: Lavras, 2017. 24p.

FREITAS, Araci; MASCARENHAS, Suely Aparecida. Uma revisão bibliográfica sobre livros paradidáticos para o conhecimento científico no ensino Fundamental I. Concilium, v. 22, 2022.

FERREIRA, Jeocarlos dos Santos; FERREIRA, Alexandre dos Santos. Atividades teórico-práticas com ênfase em fungos: uma proposta para o ensino médio. REnCiMa, v.8, n.2, p.1-13, 2017.

KNABBEN, Virgínia Mendonça. A importância do conhecimento e do manejo biológico do solo tropical para a agroecologia sob a perspectiva de Ana Maria Primavesi. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, v. 2, n. 2, p. 190-190, 2020.

KORASAKI, V. et al. Macrofauna. TOMA, M. A.; BOAS, R. C. V.;

MOREIRA, F. M. de (Ed.). Conhecendo a vida do solo. v.2. Editora

UFLA: Lavras, 2017. 32p.

MEDEIROS, Leonardo Pinto; SCANDORIEIRO, Sara; KIMURA, Angela Hitomi; Marques. Lilian Areal; NAKAZATO, Gerson; MOREY, Alexandre Tadachi; KOBAYASHI, Renata Katsuko Takayama. Reconhecendo a Microbiologia no nosso dia-a-dia pelo método PBL por estudantes do ensino médio. Luminária, v, 19, n. 01, p. 34-43, 2017

SALOMÃO, Vera; RIBON, Adriana; SOUZA, Ivanilda. O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 34, 2020.

TASSINARI, D. et al. Solos. TOMA, M. A.; BOAS, R. C. V.; MOREIRA, F. M. de (Ed.). Conhecendo a vida do solo. v.1. Editora UFLA: Lavras, 2017. 32p.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7274

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 232

Total de downloads do artigo: 183