PROBLEMATIZAÇÃO DO ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL NAS ESCOLAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Francisca Janiele Pereira Alexandre

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Evandro Dantas da Silva

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Francisco Santiago da Silva

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Francisca Amanda de Almeida Duarte

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Tamirys Estevão dos Santos

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho

https://orcid.org/0000-0003-2055-955X Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Psicologia e mestre em Psicologia pela UFC,, facilitadora de Biodança pela Associação Latino Americana de Biodança (1994) e pesquisadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Resumo

O assédio sexual tem sido uma das principais violências sofridas pelas mulheres, tendo origem no contexto histórico-cultural de uma sociedade patriarcal e misógina. O ambiente escolar, como parte da sociedade, pode naturalizar as violências ao se omitir na problematização desta temática. Neste sentido, este artigo tem como objetivo relatar a experiência dos autores na condução de uma estratégia de intervenção em sala de aula que aborda o assédio sexual no ambiente escolar, procurando responder os seguintes questionamentos: O que os estudantes sabem sobre assédio na escola? Qual o papel do docente? De que forma a escola pode intervir e se posicionar diante do assunto? Como metodologia utilizamos o relato de experiencia da prática desenvolvida com estudantes da Licenciatura em Educação Física do IFPB-Campus Sousa, na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação Física. Foi apresentada uma estratégia pedagógica direcionada à educação infantil para que de forma lúdica, favorecesse o conhecimento e possibilidades de enfrentamento das situações de assédio. Conclui-se sobre a importância do debate sobre o assédio na escola e a instrumentalização de professores na formação inicial, favorecendo uma abordagem colaborativa, participativa e crítica. 

Texto completo:

Referências


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Acesso em: 10 jul. 2023.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i4.8007

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