INTERVENÇÃO REALIZADA POR DISCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE ASSÉDIO SEXUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Jamile Ariele Cruz de Aquino

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Igor Victor Rosa de Sousa

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Elany Edmajan de Abreu

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Juliana Duarte de Lima

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Samuel Alcantara da Silva

Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Discente do curso de Licenciatura em Educação Física

Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho

https://orcid.org/0000-0003-2055-955X Instituto Federal da Paraíba- Campus Sousa Brasil

Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Psicologia e mestre em Psicologia pela UFC,, facilitadora de Biodança pela Associação Latino Americana de Biodança (1994) e pesquisadora do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM).

Resumo

O assédio sexual é um problema sério e pode ter consequências graves para as vítimas, além de afetar familiares, seu entorno e toda a sociedade. É importante que existam mecanismos eficazes para prevenir e combater o assédio sexual em todas as esferas da sociedade, incluindo escolas e locais de trabalho. O presente artigo apresenta um relato de experiência de estudantes de Educação Física na construção de uma prática pedagógica para enfrentar o assédio na escola, assumindo uma docência capaz de problematizar as violências que atravessam a instituição, de forma crítica e colaborativa. Utilizamos como metodologia o relato de experiência de uma equipe de cinco estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica da Paraíba (IFPB), na cidade de Sousa, que construiu uma estratégia pedagógica para problematizar o assédio na escola. A experiência foi desenvolvida com uma turma de 28 estudantes da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação Física. Foram utilizados vídeos do YouTube que abordavam o conceito de assédio, estatísticas recentes e impacto para as vítimas, reportagens de casos de assédio que já tinham sido denunciados em vários estados do Brasil e lugares do mundo, amplamente divulgados na mídia. Foram também apresentadas três cenas de teatro, retratando casos diferentes de assédio. Por fim, foi realizada uma roda de conversa em que as pessoas se sentiram à vontade para relatar suas histórias de violência, criando um ambiente de escuta sensível e acolhedora em sala de aula. Foi enfatizada a necessidade de quebra do silêncio, do enfrentamento da impunidade e do acesso aos canais de denúncia. A escola e a família têm um papel importante na prevenção do assédio. O professor de Educação Física, assim como qualquer outro professor, deve estar preparado para lidar com esse tema e ajudar a combater o assédio. Com o conhecimento adequado, o professor pode desempenhar um papel importante na prevenção do assédio.

Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i4.8008

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