EFETIVIDADE DO BIOENSAIO EM CAMUNDONGOS PARA O DIAGNÓSTICO DE INFECÇÕES POR TOXOPLASMA GONDII EM OVINOS

Ana Luzia Peixoto Silva

IFPB - Instituto Federal da Paraíba campus Sousa

Resumo

A toxoplasmose provoca diversos problemas em animais gestantes, assim como também em humanos, trazendo perdas econômicas para o setor de produção e alto risco à saúde pública. objetivou-se avaliar a efetividade do diagnóstico direto por bioensaio em camundongos, comparando seus resultados com a reação em cadeia da polimerase (PCR), para a detecção da infecção por T. gondii em ovinos. Foram coletados para realização de bioensaio em camundongos fragmentos de coração, diafragma e cérebro de 61 ovinos, previamente testados e positivos pela Reação de Imunofluorescência indireta (RIFI) para anticorpos anti-T. gondii. Nos bioensaios, foram considerados isolados tipo 1, os que pelo menos um camundongo apresentou cisto cerebral e isolados tipo 2 quando ao menos um camundongo apresentou anticorpos anti-T. gondii. Foi realizada a PCR dos camundongos considerados isolados tipos 1 e 2. Foram obtidos nove de isolados tipo 1 (14,8%; 9/61) e 20 isolados tipo 2 (32,8%; 20/61). A inoculação em camundongos de tecidos de 32 (52,4%; 32/61) ovinos positivos na RIFI não resultou em isolamento. A PCR resultou em positiva para a detecção molecular de T. gondii em todos os isolados tipo 1 (100%; 9/9) porém, não houve amplificação de DNA de T. gondii em nenhum isolado do tipo 2 (0%; 0/20).

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v6i2.6508

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 314

Total de downloads do artigo: 292