PERFIL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE OVOS DE GALINHA FRENTE AOS DESAFIOS DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Karen Larissa Araújo Arrais

ORCID iD http://orcid.org/0000-0001-9395-0301 IFPB Brasil

Clara Andrielem Baia Batista Andrielem Baia Batista

ORCID iD http://orcid.org/0000-0001-6869-8001 IFPB Brasil

Clarisse Silva de Menezes Oliveira Silva Menezes de Oliveira

ORCID iD http://orcid.org/0000-0003-4038-9789 IFPB Brasil

Amélia Lizziane Leite Duarte Lizziane Leite Duarte

ORCID iD http://orcid.org/0000-0003-4409-9754 IFPB Brasil

Marcelo Helder Medeiros Santana Helder Medeiros Santana

ORCID iD http://orcid.org/0000-0002-4578-5716 IFPB Brasil

Resumo

O ovo é um alimento natural e uma fonte acessível de proteína de qualidade, ainda contendo gorduras, vitaminas, minerais e baixa concentração calórica. Ademais, apresenta boa quantidade de nutrientes benéficos à saúde, auxiliando na prevenção de doenças, bem como na modulação do sistema imunológico. Sua qualidade e o valor de preço comparado com as outras proteínas de origem animal, fazem dele uma opção de alimento nutritivo e um importante aliado no combate à fome, por ser de baixo custo e suprir as necessidades proteicas, aliado a essa crise sanitária, que foi ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. O estudo foi realizado nas regiões Nordeste e Norte, sendo adotados como critérios básicos o potencial consumo de ovos de galinha pela população, bem como a possibilidade de contatos com pesquisadores destas regiões. A pesquisa se deu através da aplicação de questionário estruturado (tipo survey), pela plataforma Google Forms, á consumidores de ovos de galinhas nessas regiões citadas, contendo 27 questões fechadas (múltipla escolha, sendo de duas a cinco alternativas para cada questão), abrangendo questões de cunho socioeconômico, além de perguntas sobre a caracterização do consumo. Ao todo, foram obtidas 380 respostas dos consumidores, que apresentaram a renda familiar em sua maioria que se enquadrava de um a três salários mínimos, calculando mais de 40 %, com isso, se encaixam na média da população brasileira que vive de salário e renda básica. Na preferência para o consumo de ovos, a partir dos dados coletados foram obtidos que os ovos de galinha de granja ou ovos industriais ainda permanece em uma alta preferência para com os consumidores apresentando 48,9 %. Quando explanado a questão dos comparativos entre o tipo de ovo (costume) e ao fator financeiro no ato da compra, os consumidores ainda preferem adquirir os produtos que consomem habitualmente, de acordo com a sua conduta cultural. Diante dessa pesquisa, concluiu-se que entre a maioria dos entrevistados, preferem consumir ovos de granjas/industrial, e isso é decorrente de vários fatores, como facilidade de compra, custo benefício, praticidade, como o ovo, pois apresenta um preparo bem simples e possui uma boa fonte de proteína, que atualmente está sendo indicado como uma alternativa viável, visto que apresentou um crescimento do consumo nesse último ano, decorrente das mudanças bruscas na economia brasileira, causadas pelo novo coronavírus.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v6i2.6497

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