Avaliação dos níveis de pressão sonora nos transportes coletivos da cidade de Campina Grande-PB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692016v4n7p69-79Palavras-chave:
Intensidade Sonora, NPS, Transportes Coletivos.Resumo
Caracteriza-se poluição sonora, qualquer ruído ou som que tenha a capacidade de gerar desconforto e prejuízos temporários ou permanentes a saúde de um indivíduo. Esse tipo de agente físico (ruído) está presente em inúmeras atividades humanas, inclusive nos transportes públicos que são parte essencial para garantir uma melhor mobilidade nas cidades. Nesse sentido, uma avaliação qualitativa e quantitativa do Nível de Pressão Sonora (NPS) foi realizada em 15 ônibus urbanos, na cidade de Campina Grande-PB. Foram realizados questionamentos sobre a percepção do nível de ruído pelos usuários e motoristas e a quantificação do NPS através do uso de um decibelímetro. Foi observado que os ruídos no interior dos veículos são um dos fatores que mais contribuem para a irritabilidade dos usuários deste tipo de transporte, além disso, de acordo com os resultados o NPS se encontra em valores em que interversões como limitação do tempo de exposição dos motoristas (ajuste da jornada de trabalho) são necessárias conforme estabelecido em norma regulamentadora (NR) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A exposição acima dos níveis permitidos pela legislação pode vir afetar saúde psíquica e física dos usuários e motoristas dos ônibus que dependem cotidianamente do mesmo para realizar suas atividades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.