CULTURA MARCIAL CHINESA E A DIDÁTICA EM HISTÓRIA: COSTUMES E A PRÁTICA DO KUNG FU NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692023v11n23p3-13Palavras-chave:
Kung Fu, Arte marcial chinesa, didática, história.Resumo
Este ensaio apresenta uma discussão sobre a temática da cultura marcial chinesa e a didática em História, a partir das oficinas de extensão de Kung Fu. A prática da Arte Marcial chinesa (Kung Fu/Wushu) representa um conjunto de técnicas de luta e defesa pessoal e simboliza um dos pilares da cultura chinesa, embebido de elementos filosóficos, estéticos/artísticos e históricos. Nosso objetivo se constituiu de justificativas centrais como: fortalecer a formação dos graduandos em História em torno da cultura, formação histórica, arte e prática marcial chinesa, proporcionando ampliação de conhecimentos; contribuir para aproximação cultural entre Brasil e China, junto à comunidade acadêmica e à extensionista; disseminar a prática do Kung Fu, enquanto arte marcial chinesa e prática saudável para o corpo e mente, e, por fim, estimular uma didática da história que extrapole a leitura, criando pontes entre a interdisciplinaridade, a prática física e a pesquisa em história. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica, fornecendo material teórico sobre a temática e a prática do Kung Fu, que se deu no decorrer das oficinas ofertadas pelo Projeto de Extensão da UFCG nas unidades do IFPB-Campus Campina Grande. No contexto geral, observamos, que as oficinas teóricas/práticas de Kung Fu trouxeram à tona a história, os costumes e a arte marcial chinesa de forma didática. Os resultados aqui descritos revelam que a prática da arte marcial Kung Fu foi acompanhada de melhoramento na flexibilidade, na coordenação motora, na condição cardiorrespiratória, na capacidade de percepção espacial e de equilíbrio no decorrer das oficinas.
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