OS CAMINHOS DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO IFPB
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p15-25Palavras-chave:
Extensão, Curricularização, Indissociabilidade.Resumo
O presente artigo evidencia a inserção da extensão no currículo dos PPCs de graduação, no contexto do IFPB, compreendida a extensão como princípio formativo indissociável do ensino e da pesquisa, bem como apresenta as concepções de extensão e os caminhos para a sua implementação. Nessa perspectiva, a extensão passa a constituir parte da dinâmica pedagógica curricular do processo formativo e de produção do conhecimento. Este é um estudo bibliográfico e descritivo acerca da base conceitual da extensão no Brasil, que alicerça as práticas extensionistas nos cursos de graduação, refletindo sobre o processo de curricularização, que tem se constituído um desafio para as instituições de ensino superior. Descreve o processo de curricularização no IFPB, a partir do diálogo com as discussões nacionais articuladas pelo FORPROEX, CONIF e dispositivos legais vigentes. Conclui que não existe um único caminho para a curricularização da extensão nem uma única concepção, mas o entrelaçamento dessas concepções que podem gerar conhecimentos diversos. Entende como possibilidade partir das práticas extensionistas que vêm sendo desenvolvidas na instituição, bem como o fortalecimento da formação docente, da relação com os setores sociais e o engajamento da comunidade acadêmica, visando uma nova cultura que articule a tríade ensino, pesquisa e extensão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.