Visita técnica inicia alunos de cursos técnicos em agropecuária na extensão rural

Autores

  • Carlos Wagner Carvalho Pinto
  • Italan Carneiro Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692024v12n24p03-14

Palavras-chave:

agricultura família, manejos produtivos, pesquisa e extensão.

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir acerca da visita técnica como prática para alunos da disciplina de ovinocaprinocultura de um curso técnico em agropecuária. Proporcionando aproximações concretas sobre as duas realidades de criação de ovinos e caprinos desenvolvidas no semiárido paraibano. Tal proposta se fundamenta na concepção de que, no contexto dos cursos técnicos profissionalizantes, as atividades de caráter “prático” são fundamentais para preparação dos discentes para a vida profissional, visto que através da vivência dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas se obtém a efetiva apropriação sobre o objeto ou fenômeno estudado. Neste sentido, a Visita Técnica se apresenta como ferramenta essencial para integrar as práticas de ensino e permitir que os futuros profissionais tenham contato com as atividades inerentes à profissão nas reais situações de trabalho. Dentre os resultados esperados destacamos o aprimoramento dos conhecimentos sobre ovinos e caprinos, adquiridos nas salas de aulas, de forma prática e nos locais onde são aplicados, e ainda o estímulo à análise crítica dos discentes quanto a realidade da ovinocaprinocultura Paraibana.

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Publicado

2024-08-23

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS