Educomunicar: uma proposta extensionista que protagoniza discentes a partir da mídia radiofônica
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p52-59Palavras-chave:
Educação. Educomunicação. Radiofonia.Resumo
O termo Educomunicar (SOARES, 1996) refere-se à resultante do consórcio de forças semânticas entre as áreas da Educação e da Comunicação, na perspectiva de intersecção de expertises em favorecimento a processos pedagógicos, que utiliza a mídia radiofônica como estratégia de formação discente. O presente projeto é mais uma ação do Núcleo de Extensão e Cultura “Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação. Em âmbito geral, a propositura do Educomunicar, executado entre junho e dezembro de 2019, objetiva capacitar alunos da rede pública estadual de ensino de cursos técnicos integrados ao ensino médio no sentido de alcance de um protagonismo em sua vida estudantil e profissional, capaz de tornar-se um sujeito crítico, investigativo e atuante diante de problemas da sociedade em que está inserido, por meio das ondas radiofônicas. O público atendido foi alunos da Escola Cidadã Integral Técnica prof. Bráulio Maia, em Campina Grande. Do ponto de vista metodológico, o projeto foi trabalho em duas etapas: I – exposição de conteúdos ligados a performances do discente (oratória/oralidade, corpo e movimentos, linguagem escrita, radiofonia e radiojornalismo); II – atividades práticas em cabine de webrádio volante, adquiridos com recursos financeiros, concedidos pelo campus, de projetos atendidos pelo Núcleo extensionista retromencionado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.