Educomunicar: uma proposta extensionista que protagoniza discentes a partir da mídia radiofônica

Autores

  • Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues
  • Wanderlécio Rodrigues da Silva
  • José Gomes de Andrade Neto
  • Karla Aguiar Rodrigues de Oliveira Chagas
  • Hesley Figueiroa Travassos
  • Josenildo Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p52-59

Palavras-chave:

Educação. Educomunicação. Radiofonia.

Resumo

O termo Educomunicar (SOARES, 1996) refere-se à resultante do consórcio de forças semânticas entre as áreas da Educação e da Comunicação, na perspectiva de intersecção de expertises em favorecimento a processos pedagógicos, que utiliza a mídia radiofônica como estratégia de formação discente. O presente projeto é mais uma ação do Núcleo de Extensão e Cultura “Mídias jornalísticas na escola: ecos da educomunicação. Em âmbito geral, a propositura do Educomunicar, executado entre junho e dezembro de 2019, objetiva capacitar alunos da rede pública estadual de ensino de cursos técnicos integrados ao ensino médio no sentido de alcance de um protagonismo em sua vida estudantil e profissional, capaz de tornar-se um sujeito crítico, investigativo e atuante diante de problemas da sociedade em que está inserido, por meio das ondas radiofônicas. O público atendido foi alunos da Escola Cidadã Integral Técnica prof. Bráulio Maia, em Campina Grande. Do ponto de vista metodológico, o projeto foi trabalho em duas etapas: I – exposição de conteúdos ligados a performances do discente (oratória/oralidade, corpo e movimentos, linguagem escrita, radiofonia e radiojornalismo); II – atividades práticas em cabine de webrádio volante, adquiridos com recursos financeiros, concedidos pelo campus, de projetos atendidos pelo Núcleo extensionista retromencionado. 

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Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

ÁREA CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA