A educação ambiental como instrumento na implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em escolas públicas

Autores

  • Hosana Emilia Sarmento Costa Leite
  • Lilyanne Rocha Garcez
  • Pyetro Tharlley Faustino da Silva
  • Yasmim Ketley Medeiros de Morais
  • Vágner Maurício Queiroz da Costa
  • Valéria da Silva Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p60-69

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza.

Resumo

Este relato é parte de um Projeto de Extensão, desenvolvido por um grupo de servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, cujo objetivo principal consistiu em verificar a viabilidade de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para a Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza. Iniciou-se com um planejamento das atividades a serem executadas juntamente com a gestão da escola. Posteriormente se realizou uma descrição da área de estudo, pesquisa bibliográfica e legislação referente ao tema, aplicação de questionários aos estudantes e servidores, caracterização dos resíduos gerados, além das ações de educação ambiental com a comunidade escolar através de dinâmicas e palestras. Diante dos resultados obtidos foram postas, algumas diretrizes iniciais para elaboração do PGRS na referida escola. Destaca-se que durante as etapas executadas todos os envolvidos, se dispuseram a iniciar mudanças nos hábitos do descarte de resíduos gerados, o que torna, portanto, indispensável o envolvimento de todos para o sucesso de implementação de um plano de gerenciamento.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

ÁREA INTERDISCIPLINAR: MEIO AMBIENTE