A educação ambiental como instrumento na implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p60-69Palavras-chave:
Educação Ambiental. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza.Resumo
Este relato é parte de um Projeto de Extensão, desenvolvido por um grupo de servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro, cujo objetivo principal consistiu em verificar a viabilidade de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para a Escola Estadual de Ensino Médio José Leite de Souza. Iniciou-se com um planejamento das atividades a serem executadas juntamente com a gestão da escola. Posteriormente se realizou uma descrição da área de estudo, pesquisa bibliográfica e legislação referente ao tema, aplicação de questionários aos estudantes e servidores, caracterização dos resíduos gerados, além das ações de educação ambiental com a comunidade escolar através de dinâmicas e palestras. Diante dos resultados obtidos foram postas, algumas diretrizes iniciais para elaboração do PGRS na referida escola. Destaca-se que durante as etapas executadas todos os envolvidos, se dispuseram a iniciar mudanças nos hábitos do descarte de resíduos gerados, o que torna, portanto, indispensável o envolvimento de todos para o sucesso de implementação de um plano de gerenciamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.