A experimentação com materiais alternativos: uma metodologia adotada nas aulas de ciências do Ensino Fundamental I

Autores

  • Pedro Nogueira da Silva Neto
  • Elwis Gonçalves de Oliveira
  • Francisco Antônio Vieira Lins
  • Francisco Mateus Alves de Sousa
  • Maria Solange Martins da Silva
  • Polyana de Brito Januário

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p03-10

Palavras-chave:

Lúdico. Aprendizagem. Motivação. Ensino da Química.

Resumo

Esse artigo apresenta um relato de experiência obtido a partir de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, executado no Instituto Vida e Luz localizado em São Gonçalo na cidade de Sousa – Paraíba, com crianças de seis a oito anos de idade, que teve como objetivo despertar o interesse das crianças pela química desde o ensino fundamental de forma lúdica, através de materiais alternativos, podendo também despertar futuros profissionais na área. Foi usado uma metodologia que inicialmente abordou uma palestra sobre a importância da reciclagem e posteriormente a aplicação das experimentações selecionadas. Foi perceptível que, após as aplicações, as crianças conseguiram associar o que aprenderam aos fenômenos observados no meio em que estão inseridas e que as atividades produziram um conhecimento que foge da educação bancária, contribuindo para uma educação mais promissora.  Ainda mais, constatou-se que o desenvolvimento e interação em sala de aula melhorou gradativamente a cada experimentação realizada.

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Publicado

2020-09-01

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura