A experimentação com materiais alternativos: uma metodologia adotada nas aulas de ciências do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692020v8n18p03-10Palavras-chave:
Lúdico. Aprendizagem. Motivação. Ensino da Química.Resumo
Esse artigo apresenta um relato de experiência obtido a partir de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, executado no Instituto Vida e Luz localizado em São Gonçalo na cidade de Sousa – Paraíba, com crianças de seis a oito anos de idade, que teve como objetivo despertar o interesse das crianças pela química desde o ensino fundamental de forma lúdica, através de materiais alternativos, podendo também despertar futuros profissionais na área. Foi usado uma metodologia que inicialmente abordou uma palestra sobre a importância da reciclagem e posteriormente a aplicação das experimentações selecionadas. Foi perceptível que, após as aplicações, as crianças conseguiram associar o que aprenderam aos fenômenos observados no meio em que estão inseridas e que as atividades produziram um conhecimento que foge da educação bancária, contribuindo para uma educação mais promissora. Ainda mais, constatou-se que o desenvolvimento e interação em sala de aula melhorou gradativamente a cada experimentação realizada.
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